Newsletter do Grupo Cultivar entra em recesso a partir de quinta-feira (20)
Mais de 900 famílias da região de Abaíra serão beneficiadas, através da assinatura de contrato entre a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional/CAR e cinco associações de agricultores familiares da microrregião de Abaíra, na Chapada Diamantina, para financiar projetos de reestruturação de agroindústrias, visando à qualificação da produção da Cadeia da Cana-de-açúcar. O contrato foi firmado na tarde desta terça-feira (18), na sede da Sedir.
De acordo com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro Agrônomo Eduardo Salles, o acordo representa o primeiro passo para estruturar a produção de cachaça na Bahia. “Do jeito que os pequenos alambiques estão atualmente é impossível avançar na produção, por isso, estamos dando condições para que eles sejam modernizados, para que alcancem a sustentabilidade, através da competitividade”, destacou.
Segundo o chefe do Escritório Local da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Abaíra, Nelson Luz Pereira, os projetos foram adequados às necessidades de cada unidade, e vão contar com a melhoria de infraestrutura, implementação de novas tecnologias, melhoria de equipamentos e incentivo à prática do associativismo. “Esta ação vai contribuir com a geração e diversificação da produção, que é uma preocupação da EBDA na região, que busca, neste momento, a implantação de agroindústrias multifuncionais”, explica Nelson Luz.
As cinco associações – quatro de Abaíra e uma de Piatã -, foram representadas pelos seus presidentes, unanimes quanto à importância dos projetos para as famílias de agricultores, vinculadas a cada uma delas. Para Carlos Novais Oliveira, presidente da Associação Comunitária de Pequenos Produtores do Falhado e São José, em Piatã, “este projeto chega como fonte de renda para a comunidade e uma forma dos agricultores permanecerem em seu local de origem”, comentou.
Já Maria Aparecida de Oliveira, presidente da Associação Comunitária do Povoado do Brejo, em Abaíra, lembra a sensibilidade das autoridades em geral, em ajudar a associação que tem, em sua composição, uma grande maioria de mulheres. “Na nossa comunidade prevalece o interesse das mulheres que trabalham com derivados da cana na fabricação de doces e bolos”, conta Aparecida, que também é agricultora. A associação está recebendo fornos industriais e adequação da infraestrutura. “O nosso projeto vai nos tirar do trabalho improvisado e nos lançar para o industrial, com qualidade e de forma segura”, afirma Aparecida Oliveira.
Nelson Luz informou que todas as associações estão ligadas à Cooperativa de Produtores Associados de Cana-de-açúcar e seus Derivados da Microrregião de Abaíra (Coopama), que é a responsável pela logística de comercialização dos produtos. “Com os projetos, as associações vão diversificar a produção com a inclusão da fabricação de açúcar mascavo e demerara, melado e rapadura, e ainda doces com o aproveitamento de frutas da época e de leite produzido nas fazendas dos associados”, explicou o técnico.
Também presente no evento, representando o município de Piatã, o secretário de Agricultura do município, João Paulo Rodrigues Pina, engenheiro agrônomo, parceiro da EBDA e incentivador dos trabalhos, na região. “Os projetos vão permitir aos agricultores saírem da clandestinidade, passando a produzir alimentos saudáveis, com segurança, podendo, inclusive, fornecer para a alimentação escolar dos municípios”, enfatizou o secretário.
O chefe de Escritório, Nelson Luz, explicou que o próximo passo é trabalhar para aumentar o número de agroindústrias, para atender aos agricultores da região que ainda estão fora do processo. “Este trabalho, realizado pelo Estado, em parceria com as prefeituras de Abaíra e Piatã destaca o esforço conjunto, onde a empresa entra com todo o suporte técnico e as prefeituras assumindo o ônus decorrente dos projetos, de forma a que os agricultores sejam os beneficiados com a geração de renda e melhor qualidade de vida”, complementou Nelson Pereira.
Participaram ainda do ato, o deputado estadual Mário Negromonte Júnior, o diretor da Car, Vivaldo Mendonça, o secretário da Sedir, Wilson Brito, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Dernival Oliveira, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, o coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da Seagri, Marcelo Libório.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura