UFSCar desenvolve nova variedade de alface
As unidades descentralizadas da Embrapa no Rio Grande do Sul, entre elas a Embrapa Pecuária Sul, serão homenageadas pela Assembleia Legislativa do estado nesta segunda-feira (27) em referência aos 40 anos da empresa. Na sessão, o presidente da assembleia fará uma homenagem especial a um representante da diretoria da Embrapa. Após o evento oficial, será oferecido um coquetel com degustação de produtos relacionados com as áreas de pesquisa das unidades da Embrapa.
Durante a sessão do legislativo estadual, as quatro unidades do estado – Embrapa Pecuária Sul (Bagé), Embrapa Trigo (Passo Fundo), Embrapa Clima Temperado (Pelotas) e Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves) – receberão a medalha da 53ª Legislatura, em reconhecimento aos serviços prestados para o desenvolvimento da agropecuária gaúcha.
Criada em 26 de abril de 1973 como principal instrumento na reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, a Embrapa foi parte efetiva da revolução agrícola que tornou o Brasil um dos líderes mundiais em tecnologias para agricultura tropical. Nesse período, o País deixou uma situação de insegurança alimentar e passou a ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo. O crescimento da oferta para o mercado interno superou rapidamente a curva de crescimento da demanda, provocando uma queda de 50% no valor da cesta básica, entre 1975 e 2011.
Essa verdadeira revolução no campo é fruto do trabalho conjunto da Embrapa, das instituições estaduais de pesquisa e extensão, de universidades e do setor produtivo, que apostou nas tecnologias geradas pela pesquisa. Os avanços são fruto de inovações como o melhoramento genético, que gerou cultivares adaptadas às condições de produção tropicais; a transformação de largas extensões de terras inadequadas à produção em solos férteis, aptos para a agricultura, além do desenvolvimento de sistemas de produção adaptados às diversas regiões do País, com base em técnicas de adubação, plantio direto, controle de doenças e pragas, rotação de culturas e recuperação de pastagens entre outras tecnologias.
O Brasil é atualmente o terceiro maior exportador mundial de produtos agropecuários. É também o maior exportador de café, açúcar, suco de laranja, etanol de cana-de açúcar, frango e soja; segundo maior exportador de carne bovina e terceiro maior exportador em algodão.
A Embrapa é constituída por 47 Unidades Descentralizadas de Pesquisa e Serviço, além de 15 Unidades Centrais. Ela também coordena e integra o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), constituído pelas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), por universidades e institutos de pesquisa de âmbito federal ou estadual e organizações, públicas e privadas, vinculadas de algum modo à atividade de pesquisa agropecuária.
A força da Embrapa também está em sua estrutura, sendo destaque entre as empresas públicas pela equipe altamente qualificada. São 9.795 empregados dos quais 2.427 são pesquisadores, 81% deles com doutorado. O orçamento da Empresa em 2012 foi de R$ 2,33 bilhões.
O Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sul-Brasileiros, Embrapa Pecuária Sul, é uma das Unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Localizado em Bagé, no estado do Rio Grande do Sul, ocupa a base física de um antigo imóvel rural denominado Estância “Cinco Cruzes”.
A Unidade foi criada em 13 de junho de 1975 e carrega em sua história um passado marcante pela atuação como centro de pesquisa desde a década de 1940. Entre as principais conquistas destacam-se a criação da raça sintética de bovino de corte Brangus-Ibagé-; desenvolvimento de cultivares de espécies forrageiras; preservação de ovinos da raça Crioula Lanada; sistemas de controles estratégicos de endo e ectoparasitas para bovinos e ovinos; consórcios de forrageiras de inverno; sistema de gramíneas forrageiras anuais de inverno; manejo de terneiras em estacas; diferimento de campo nativo; obtenção de cordeiros por cruzamento visando à produtividade e qualidade; melhoramento genético de bovinos e ovinos, entre outras.
Instalada em uma área com 2,8 mil hectares, conta com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de diferentes pesquisas. Atualmente realiza pesquisas nas áreas de sanidade animal, forrageiras, reprodução e melhoramento genético animal, ciência da carne, nutrição animal e agroecologia, entre outras. A unidade conta atualmente com 117 funcionários, sendo 30 pesquisadores.
Assim como o poder legislativo está homenageando as unidades da Embrapa na Região Sul, as assembleias dos estados de Santa Catarina e Paraná também realizaram sessões especiais para lembrar os 40 anos da empresa no mês de maio. No dia 15, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou uma Sessão Especial no Plenário Deputado Osni Régis. Já a Sessão Solene no Paraná ocorreu no dia 20 de maio. Nas duas sessões, os presentes também puderam degustar produtos de qualidade que empregam as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa nessa trajetória histórica e que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura