Férias no Informativo
O Brasil possui uma tradição no agronegócio, tanto que se destaca atualmente como grande produtor de frutas e hortaliças e exportador de algumas frutas in natura ou processadas, por exemplo: manga, maça, mamão, suco de laranja, etc. Investimentos pesados foram realizados nas últimas décadas, para que atingíssemos este patamar. Recursos foram alocados para pesquisa, formação de recursos humanos, treinamento no exterior, infra-estrutura em instituições, etc. A tecnologia aplicada tanto dentro e fora da porteira é elevada. Todavia, como para vários outros países, alguns gargalos existem, e um deles é referente à colheita desses produtos. Frutas e hortaliças são sensíveis ao manuseio com diferentes características físicas as quais conferem peculiaridades.
Colher com maquinário é uma tarefa difícil, que requer alta tecnologia para substituição do ser humano, o qual bem treinado pode utilizar bem os sentidos (visão, tato e olfato). Países enfrentam de forma diferente o problema atual da escassez de mão-de-obra no campo. A Austrália utiliza-se com freqüência de equipamentos de auxílio à colheita, para a retirada de frutas e hortaliças do campo. Outros países, como os Estados Unidos, também utilizam-se de plataformas de colheita, porém ainda é comum o uso de mão-de-obra para colheita no sistema tradicional proveniente de países vizinhos. Equipamentos de auxílio são alternativas interessantes para a colheita de frutas e hortaliças, pois fornecem uma melhor condição ao trabalhador rural e também em geral, maior rapidez ao processo, com manutenção da qualidade do produto colhido.
Os custos comparativos colheita tradicional vs. auxiliada em geral reduzem para esta última, devendo ser considerados vários parâmetros nestes cálculos, ex.: número de horas de funcionamento do equipamento, rendimento, etc. Plataformas de colheita de frutas e hortaliças não são comuns no Brasil, mas já ocorrem tanto para uso em frutas como hortaliças. O desafio além do bom funcionamento do maquinário é a integração e treinamento da equipe de colhedores. Como toda nova tecnologia, instruções são necessárias para os operadores, também como adaptação do campo de cultivo.
Maiores informações sobre equipamentos de auxilio á colheita e ergonomia, podem ser encontrados no livro Colheita e Beneficiamento de Frutas e Hortaliças, recentemente publicado pela Embrapa Instrumentação Agropecuária e de distribuição gratuita (solicitações sac@cnpdia.embrapa.br)
Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos, SP.
E-mail: marcosferreira@cnpdia.embrapa.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura