Artigo: Manejo integrado é importante diferencial para o armazenamento de grãos

21.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Alexandre Girardi Guarezi

Em países de grande extensão territorial como o Brasil, o índice de perdas durante o período pós-colheita é comum, em decorrência de fatores como a dispersão da produção, a distância dos mercados consumidores e os problemas da rede de armazenagem e distribuição. Dados apontam que a cada 1% de perda representa um prejuízo superior a R$ 500 milhões, sendo que a média de perdas no estágio de armazenamento soma aproximadamente 10% do total produzido anualmente.

Em um mercado cada vez mais globalizado, competitivo e exigente, os prejuízos em qualidade causados por fungos e pragas nas áreas de armazenamento não só comprometem as negociações, como afetam diretamente o desenvolvimento econômico de toda uma cadeia produtiva e também do País, que deixa de gerar divisas e perde em valor agregado.

O processo para redução de perdas em grãos armazenados começa com a conscientização. Recomenda-se aos responsáveis pelas áreas de armazenamento adotar como primeira medida o levantamento e a mensuração dos danos causados por pragas, pois só assim será possível ter a real dimensão da situação e planejar o manejo adequado do local. Também é importante ressaltar que o tratamento de grãos requer conhecimento técnico e produtos devidamente registrados, para obter a máxima eficiência e segurança no processo.

Pragas, como insetos e roedores, costumam se alimentar e se reproduzir em ambientes onde não há limpeza e vedação adequadas. Daí a importância da utilização sistemática do manejo integrado, que consiste no tratamento preventivo (higienização) dos locais que vão receber os grãos e de tratamentos realizados após os processos de secagem e limpeza da massa, momentos que antecedem a armazenagem.

A Bayer CropScience fornece, por meio de sua unidade de Saúde Ambiental, inseticidas à base de Deltametrina indicados para o controle de insetos que atacam os grãos armazenados. A Deltramina EC pode ser aplicada diretamente no grão, enquanto a Deltramina 2P é utilizada em sacarias e também no tratamento de pisos e paredes de silos e armazéns antes de serem abastecidos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025