Syngenta patrocina seminário sobre nematoides em Chapadão do Sul/MS
A análise de sementes foi idealizada e vem sendo continuamente aperfeiçoada por universidades e instituições de pesquisa, com a finalidade de fornecer informações sobre a qualidade das sementes a serem utilizadas na agricultura reduzindo, desta forma, alguns riscos a que está sujeita a atividade agrícola. A análise de sementes é realizada em laboratórios adequados e devidamente credenciados para tal finalidade.
O Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Clima Temperado, localizado na Estação Experimental Terras Baixas, em Capão do Leão, RS, está devidamente credenciado junto à Coordenação Geral de Apoio Laboratorial (CGAL) do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foi criado em dezembro de 1959, iniciando suas atividades em janeiro de 1960, e vem trabalhando até a presente data de maneira ininterrupta. É o mais antigo laboratório de análise de sementes do Estado do Rio Grande do Sul e o segundo mais antigo do Brasil.
O laboratório foi idealizado por uma equipe de engenheiros agrônomos do Ministério de Agricultura, entre os quais destacam-se Flávio Farias Rocha, Clóvis Terra Wetzel, Otoni de Souza Rosa e Odette H.T. Liberal, entre outros, através de um convênio com o governo dos Estados Unidos, denominado de “Aliança para o Progresso”, em atendimento a uma demanda dos produtores de sementes do Estado do RS, que desde aquela época tinham a preocupação de produzir sementes de alta qualidade.
O primeiro responsável técnico (RT) do laboratório de sementes foi Clóvis Terra Wetzel, sendo esta função posteriormente desempenhada por diversos RTs e a primeira analista e responsável pelas atividades internas do laboratório foi Ana Magda da Silva Veloso.
O laboratório, inicialmente, foi criado com a finalidade de realizar análises de rotina (prestar serviço a produtores de semente do país), pesquisas em tecnologia de sementes, aulas práticas para estudantes da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, treinamento para analistas de sementes de instituições oficiais e privadas, e atender ao Programa de Fiscalização do Comércio Estadual e Internacional de Sementes do Ministério da Agricultura.
Atualmente, o laboratório continua com os mesmos objetivos, com exceção da fiscalização do comércio internacional de sementes, e realiza análise das mais diversas espécies de sementes. As metodologias utilizadas têm como base as Regras para Análise de Sementes (RAS), que se fundamentam na uniformidade dos procedimentos e especificam padrões para os diferentes métodos de análise empregados. As RAS são atualizadas periodicamente, incorporando em cada nova edição a experiência e os avanços nacionais em análise de sementes. Estima-se que o Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Clima Temperado tenha analisado, nestes 51 anos de funcionamento, em torno de 500 mil amostras de sementes das mais diversas espécies, o que equivale, aproximadamente, a 2 milhões de análises.
A partir de 2007, o Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Clima Temperado assumiu o compromisso de implementação do Sistema de Qualidade, respaldado nos requisitos da Norma NBR ISO/IEC 17025, bem como o de cumprimento dos objetivos dos mesmos, desenvolvendo trabalhos que assegurem a qualidade, com base nas Regras para Análise de Sementes (RAS) e demais padrões e legislações determinadas pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Dentre as boas práticas de produção agrícola, o conhecimento da qualidade das sementes que serão utilizadas nas lavouras representa um importante componente. O Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Clima Temperado realiza análises tanto para sementes destinadas à comercialização, quanto para aquelas produzidas para uso próprio. O laboratório está localizado na Estação Experimental Terras Baixas, em Capão do Leão, RS (próximo ao Campus da UFPel), atende em dias de semana das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Contatos podem ser feitos ainda pelo telefone (53) 3275-8437.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura