Artigo: Cooperativa agrária Agroindustrial: um exemplo para o País

15.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

Fiz recentemente uma abordagem a respeito do Sistema Cooperativo, e das suas virtudes, a fim de ressaltar a importância deste setor para o crescimento de empregos e de renda não apenas no campo; usando como referência a C.Vale. Isso porque, observo há alguns anos o vertiginoso crescimento (sustentado) que aquela Empresa tem obtido, porém, mantendo de maneira equilibrada a filosofia social-cooperativa.

Agora, nesta oportunidade, faço um “parêntese” para tratar da agrária, elencado as suas muitas virtudes, e o papel sócio-econômico de destaque no cenário paranaense e brasileiro. E para Guarapuava em especial. Fundada por emigrantes de origem alemã em maio de 1951, portanto prestes de completar 60 anos de vida, a agrária já fez muito pelo agronegócio do Paraná e do Brasil. E ainda deverá fazer muito mais nos próximos anos.

Focada na região centro-sul do estado, a cooperativa tem realizado um trabalho valoroso no desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas e administrativas; disponibilizando para os técnicos e produtores rurais várias ferramentas.

Como surgiu efetivamente de uma reforma agrária, a cooperativa implementou a mentalidade associativista na região, que foi ao longo do tempo muito além das suas fronteiras, tornando-se uma das grandes referências no Brasil. Além disso, a agrária desenvolveu e verticalizou o seu Parque Industrial, instalando o que é hoje a maior “planta industrial de malte cervejeiro” do país, e das maiores do mundo.

Outro segmento em que a empresa investiu pesadamente foi o da Pesquisa Agropecuária, a partir da criação da Fapa – Fundação Agrária de Pesquisas Agropecuárias, que tem realizando importantes trabalhos nas mais diferentes áreas.

Conhecido por muitos pela tradicional “Festa da Peixada”, ou pelo “Baile da Cevada”, o Distrito de Entre Rios, onde estão as Colônias Alemãs; é um dos ícones do turismo de negócios do sul do Brasil, que tem atraído inúmeros visitantes.

Enfim, a Agrária também é um dos grandes exemplos de cooperativismo, que conseguiu aliar o êxito econômico com o bem estar social, de maneira equilibrada. E, a partir desta combinação de ações administrativas, posiciona-se entre as 500 maiores e melhores Empresas do Brasil; e entre as cinco maiores cooperativas agropecuárias, em faturamento!

Jeferson Luís Rezende

Administrador de empresas, especialista em agronegócios, membro pesquisador do Nata/PR-Unicentro; RTV da Inquima

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025