TECNOSHOW COMIGO bate recorde de negócios
A Expoente Corretora, que na semana passada reuniu-se com compradores de países africanos, em São Paulo, esta semana estará em Cartagena, na Colômbia, no TRT Rice Américas, onde tem encontro com parceiros de diversas partes do mundo.
Segundo Jair Almeida da Silva, diretor, ano passado a Expoente foi responsável pela exportação de mais de 20 mil toneladas de arroz, para diversos países, e este ano tem como meta ampliar este volume, consolidando-se no segmento. Importante para o Brasil, pelo ano desfavorável, e também pelo histórico do país, que não tinha tradição na exportação de arroz.
“Para Maio, já temos agendada viagem a Dubai, onde estaremos reunidos com diversos compradores do Oriente Médio” acrescenta Jair.
O Rio Grande do Sul está com 70% da safra 2010 colhida, com rendimento médio de 6.866 kg/ha, abaixo da média do ano passado, segundo levantamento do IRGA. Esta baixa se explica principalmente pelas fortes chuvas que prejudicaram as lavouras da região centro-oeste do estado, onde estão os menores rendimentos.
O Brasil consome anualmente aproximadamente 12,5 milhões de toneladas de arroz, e mesmo que a produção brasileira fique abaixo deste número, o suprimento com produtos principalmente do Mercosul, tornam o país com excedente de grãos para exportação, competindo com tradicionais países neste mercado, além da Argentina e Uruguai, Tailândia, Vietnã, Paquistão, Índia e Estados Unidos.
Guilherme Gadret da Silva
Expoente Corretora & Consultoria
51 3084-6555 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura