Área plantada de arroz em Goiás deve ter crescimento de mais de 23%, diz o IBGE

A produção do grão no estado deve chegar a 110,8 mil toneladas, um aumento de 17,7% em relação à safra anterior

11.07.2024 | 15:05 (UTC -3)
Ana Flávia Marinho
Foto: Lucas Eugênio
Foto: Lucas Eugênio

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a área plantada de arroz em Goiás deve ter um crescimento de 23,2% na safra 2024, alcançando 23,5 mil hectares. Com isso, a produção do grão no estado deve chegar a 110,8 mil toneladas, um aumento de 17,7% em relação à safra anterior.

“A expectativa para a produção de arroz em Goiás é bastante positiva”, disse o secretário Pedro Leonardo Rezende, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “Estamos confiantes de que os produtores goianos continuarão investindo na cultura, contribuindo para o aumento da produção e da produtividade do arroz no estado”, concluiu.

Em nível nacional, a produção de arroz deve chegar a 10,7 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% em relação à estimativa do mês anterior e de 4,1% em relação ao volume produzido em 2023. Esse aumento se deve principalmente à expansão da área plantada, que cresceu 6,7%, enquanto o rendimento médio teve uma queda de 2,8%.

Goiás segue em 4º na produção de grãos

O LSPA ainda revelou que Goiás se mantém como o quarto maior produtor de grãos do país, com uma participação de 10,6% na produção nacional. Mato Grosso lidera o ranking, com 29,3% da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, seguido pelo Paraná (13,3%) e Rio Grande do Sul (12,7%).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro