Mapa apoia venda de 346 mil toneladas de trigo em leilões
Os municípios mais aptos e o melhor período para o plantio de cevada irrigada em São Paulo, feijão 2ª safra em Rondônia e canola no Paraná e Santa Catarina, estão descritos no zoneamento agrícola, publicado no Diário Oficial da União (DOU), dea sexta-feira (08/01).
A Portaria Nº 2 traz informações para o plantio da cevada irrigada em São Paulo. A cevada destaca- se como alternativa de cultivo no inverno, principalmente nos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. No caso de São Paulo, as baixas temperaturas, a umidade do ar e a ausência de chuvas na colheita contribuem para o desenvolvimento da planta. Para identificar as áreas aptas para a cultura, foram considerados critérios como temperatura, precipitação média mensal e probabilidade de ocorrência de geadas.
As melhores condições para o plantio de feijão 2ª safra, em Rondônia, estão citadas na Portaria Nº 3. O feijoeiro comum é cultivado por pequenos e grandes produtores, em todas as regiões brasileiras. Temperaturas muito altas ou muito baixas prejudicam a floração e provocam queda na produtividade. Segundo o último levantamento publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa de produção na safra 2009/2010 é de 65,8 mil toneladas de feijão.
Nas Portarias Nº 4 (Paraná) e Nº 5 (Santa Catarina) estão as informações para cultivo de canola. A estimativa de produção para a safra 2009/2010 é de 42 mil toneladas, segundo a Conab. No Paraná, a previsão é de 7,8 mil toneladas. Já em Santa Catarina, a expectativa fica em 2,1 mil toneladas.
Confira a íntegra das portarias:
Portaria Nº 2
Portaria Nº 3
Portaria Nº 4
Portaria Nº 5
Sophia Gebrim
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura