O desafio do produtor de soja
CESB comemora 10 anos e celebra crescimento de 70% na máxima produtividade de soja no país
O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) foi oficialmente lançado nesta terça-feira (30/5), em Goiânia. Parceria entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar-GO), o Ifag foi criado com o propósito de ampliar as informações, estudos e pesquisas das cadeias produtivas do setor agropecuário goiano.
A ideia é complementar a base de dados já existente com informações atualizadas desse setor tão relevante na economia de Goiás, auxiliando ações e projetos das entidades e de outras instituições públicas e privadas. “Nossa intenção com esse instituto é além de gerar informações importantes aos produtores, contribuir para a construção de políticas públicas e setoriais mais eficientes”, afirmou o presidente da Aprosoja-GO e vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira.
Segundo o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, o Ifag vai buscar excelência naquilo que se propõe a fazer, tendo como referências os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada (IMEA-MT) e o Departamento de Economia Rural (Deral-PR). “Precisamos de base de dados técnicos e econômicos para fundamentar nossos debates, mesmo que sejam políticos”, pontuou. “Além disso, o Ifag vai prestar um relevante serviço aos produtores rurais e à sociedade como um todo.” O Ifag já está funcionando, com uma estrutura dentro do prédio do Sistema Faeg/Senar.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura