Primeira soja transgênica totalmente brasileira chega ao mercado
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), por meio da analista de projetos Cristiane Sassagima, apresentará o Soja Plus como case de sucesso durante a III Reunião Centro Oeste de Ciência do Solo (RCOCS). A apresentação será no dia 27 de agosto no Bolevard Buffet, em Barra do Garças.
O evento é realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem como objetivo promover a discussão a respeito do manejo sustentável do solo em sistemas de produção agrícola. O público agrega profissionais ligados ao ensino, pesquisa e extensão, cooperativas e associações, produtores rurais e estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação.
No caso do Soja Plus, criado pela Aprosoja com o objetivo de orientar os produtores e promover uma melhoria contínua das propriedades rurais do estado quanto às legislações trabalhista e ambiental, o programa será apresentado dentro da programação de iniciativas sustentáveis. “Como o encontro vai abordar o manejo sustentável do solo em sistemas de produção agrícola, é importante frisarmos as boas práticas que os produtores já aplicam em suas propriedades, se preocupando desde então com um manejo sustentável”, explica Cristiane Sassagima.
De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Brasil atualmente é o segundo no ranking de países com maiores hectares de plantio direto. Entre as vantagens do sistema, estão a prevenção de erosão, a economia de combustíveis fósseis, redução de emissões de gases de efeito estufa, diminuição do aquecimento global, aumento da fertilidade do solo e proteção da biodiversidade dos organismos no solo. “Por tudo isso, é importante que pontuemos esses dados durante a reunião”, diz Cristiane.
Também será abordado no evento o programa de Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é uma adequação ambiental, e como está sua situação atual, tanto em Mato Grosso como no país de forma geral.
Atualmente, com base no programa desenvolvido no estado, Mato Grosso do Sul ,Bahia e Minas Gerais implantaram o Soja Plus. Desde que foi criado, em 2011, mais de 1400 pessoas foram capacitadas apenas em Mato Grosso.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura