Aplicativo WeedApp orienta controle de plantas daninhas tolerantes e resistentes a herbicidas na cultura da soja

Ferramenta da australiana Nufarm auxilia usuário a identificar espécies de invasoras e encontrar ingredientes ativos herbicidas eficazes ao controle

23.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Está disponível nas lojas virtuais o novo aplicativo WeedApp, da Nufarm. Segundo a empresa, a ferramenta tem como objetivo auxiliar agricultores, consultores, pesquisadores e profissionais do agronegócio na identificação das principais plantas daninhas infestantes de cultivos no Brasil. Desenvolvida pela área de inovação da companhia australiana, e na fase de lançamento focado na cultura da soja, WeedApp fornece ainda recomendações sobre ingredientes ativos indicados ao controle de cada espécie de invasora.

De acordo com o diretor executivo de marketing da Nufarm, engenheiro agrônomo Fernando Manzeppi, o novo app foi concebido após a pesquisa agrícola constatar na sojicultura um aumento representativo dos casos de resistência de plantas daninhas a determinados agroquímicos. A proposta do WeedApp, diz o agrônomo, é a de prestar consultoria virtual à cadeia produtiva da oleaginosa. A ferramenta também permite a interação online entre o usuário e a equipe técnica da Nufarm.

Outro atrativo do app é a parte que trata de ‘matologia’ e do histórico das principais invasoras incidentes sobre a soja brasileira, como a buva (Conyza bonariensis) e o capim-amargoso (Digitaria insularis). Ambas se tornaram resistentes ao glifosato, levando produtores a aumentar, nas últimas safras, a aplicação de herbicidas com ingredientes ativos complementares, principalmente na soja RR. “Pelo WeedApp, a cadeia produtiva receberá orientações da equipe Nufarm sobre esta situação e outras do gênero, que trouxeram mudanças significativas no manejo de invasoras da cultura”.

Segundo a Nufarm, WeedApp é gratuito, será atualizado periodicamente e não impõe limite de consultas ao usuário. A ferramenta permite ainda acesso às bulas e fichas de segurança da linha de herbicidas comercializada pela australiana no mercado brasileiro.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro