Aplicativo reduz desperdício na hora de calcular a dosagem de fertilizante

Tecnologia da FertiSystem é ainda mais interessante com a alta nos custos de insumos.

29.04.2022 | 17:08 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni
Alexandre Zanella, gerente de engenharia e P&D da FertiSystem
Alexandre Zanella, gerente de engenharia e P&D da FertiSystem

Conflitos, crises políticas e econômicas afetam muito a variação de preços e disponibilidade das commodities e insumos agrícolas não só no Brasil, mas em várias regiões do mundo. Quando países que produzem e exportam muita matéria-prima e alimentos vivenciam períodos como o atual, as ferramentas desenvolvidas para melhor gestão e operação no campo se tornam ainda mais importantes.

O agricultor, afetado diretamente, precisa ter meios para evitar o desperdício e o uso ineficiente de insumos. Caso contrário, irá amargar prejuízo na conta final tendo maior custo de produção e rendimento inferior. Com as possibilidades tecnológicas hoje disponíveis, é possível que ele tenha ferramentas como o aplicativo Dose Certa, desenvolvido pela FertiSystem, empresa de Passo Fundo/RS, especializada em inovações para a plantabilidade.

O App Dose Certa auxilia a operação e os cálculos de plantio com a precisão na regulagem da máquina. “Ele ampara o agricultor para não desperdiçar fertilizante, é algo que trará um retorno financeiro considerável no final do plantio e por isso tem um valor agregado muito grande em sua utilização”, destaca Alexandre Zanella, gerente de engenharia e P&D da FertiSystem.

Conceito

A regulagem correta da dosagem de fertilizante é um desafio para os agricultores. Geralmente é feita através das indicações presentes nas tabelas afixadas nas máquinas, que são elaboradas com base em um único tipo de granulometria. Porém, a granulometria pode variar conforme o tipo e a marca do fertilizante.

O aplicativo Dose Certa foi desenvolvido para facilitar o cálculo durante a regulagem de adubo de plantadeiras e semeadoras de uma maneira correta e eficaz. “O produtor tem duas opções: quantas gramas de fertilizante terá que coletar baseado numa dose em kg/há ou informar quantas gramas coletou, que será convertida em kg/há após o cálculo automático, sempre considerando o espaçamento entre linhas e a distância percorrida”, detalhe Zanella. Essa operação automatizada elimina erros de cálculos comumente ocorridos durante as calibragens de fertilizantes, gerando economia e precisão na operação de plantio.

Só ganhos

Segundo o gerente, os ganhos diretos da ferramenta estão relacionados com a agilidade do processo, manuseio e tomada de decisão. De forma indireta, ele ratifica que com a dosagem correta de fertilizantes o produtor também poderá alcançar mais qualidade na operação, gerando produtividade na lavoura, proteção do solo e redução dos efeitos negativos ao meio ambiente.

“Existem diversos trabalhos sobre a distribuição precisa e adequada de fertilizantes e como esse processo impacta em um melhor rendimento da lavoura e na economia de insumo. Tendo esses dados é visível que o aplicativo auxilia de forma direta no custo e no quanto o agricultor poderá economizar”, destaca.

Como usar

Para ter acesso à ferramenta, basta pesquisar pelo nome Dose Certa FertiSystem nas plataformas de celular App Store ou Google Play Store, e baixar. Para iniciar a operação, a empresa indica acoplar um recipiente no distribuidor de fertilizante do maquinário.

Em seguida, percorrer com a máquina uma distância de 50 a 100 metros e pesar o fertilizante coletado. Nesse momento, é só descrever o peso, em gramas, no aplicativo, que dará todos os dados necessários da distribuição. “O App Dose Certa foi idealizado para otimizar e facilitar o trabalho dos produtores e técnicos de plantio, trazendo auxílio em uma regulagem mais rápida e assertiva, e gerando não só economia de fertilizante, mas também de tempo e dinheiro”, finaliza o profissional.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024