C.Vale e Basf mobilizarão mais de 1.500 alunos no Projeto Mata Viva
A organização da APCN - Associação Paulista de Criadores de Nelore intensificou, durante o ano 2008, suas ações em prol da raça Nelore e participou ativamente da coordenação e acompanhamento de 21 Exposições Agropecuárias em todo Estado de São Paulo. De acordo com Carlos Pavan, Assessor Técnico da entidade, a Associação coordenou, apenas durante este ano, o julgamento do total de 8.531 animais, através da assessoria para a inscrição de argolas junto às exposições, bem como fiscalização de entrada dos animais e trabalhos de pesagem, julgamentos e premiações.
Entre as cidades que sediaram as Exposições Agropecuárias assistidas pela APCN estão Araçatuba, Avaré, Bauru, Barretos, Dracena, Franca, Fernandópolis, Itapetininga, Itararé, Jacareí, Jales, Ribeirão Preto, Piraju, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Santo Anastácio, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Paulo, Taguaí e Tupã. “Nossa agenda é bastante agitada, pois as exposições começam em março e prosseguem até começo de dezembro, mas a APCN marca presença em todas elas pessoalmente para auxiliar nas atividades necessárias”, ele comenta.
“Em média, permanecemos durante cinco dias consecutivos acompanhando cada exposição, e oferecemos todo suporte que os criadores necessitam, como orientações específicas para participar com sucesso das pistas de julgamento, bem estar dos seus animais durante a estadia nas feiras, informações sobre o posicionamento dos animais e criadores no ranking nacional, coordenado pela ACNB, além de auxílio com relação a estadia dos criadores nas cidades nas quais são realizados os julgamentos”, explica Pavan.
Novas Exposições no Calendário
No final de 2008, duas novas exposições ingressaram no calendário da APCN, e aconteceram nas cidades de Taguaí e Pirajú. Em Taguaí, os trabalhos ocorreram de 14 a 18 de outubro e contou com a presença de criadores de cerca de 9 cidades da região. De acordo com José Augusto Barros, que julgou a raça Nelore durante a exposição, o envolvimento da APCN durante a organização foi muito importante pois auxiliou a exposição a se adequar às exigências para poder integrar o ranking nacional. “Além disto, a feira também ajudou a ressaltar o nome da região, pois observamos uma procura muito grande por touros que representem melhoria genética nos rebanhos. Esta feira com certeza abriu uma perspectiva positiva para a pecuária”, comemora José Barros.
Em Piraju, a exposição aconteceu dos dias 1 a 9 de novembro, e reuniu mais de 200 mil visitantes que acompanharam, além dos julgamentos da raça Nelore, rodeios e provas eqüestres, cavalgada, exposição e venda de máquinas e implementos agrícolas, além de atividades culturais. “Este ano, a exposição consolidou-se para criar possibilidades de negócios que incentivem produtores, melhorem nossa agropecuária e, com tudo isso, auxilie decisivamente no desenvolvimento de Piraju e da região”, comentou José Rubens de Oliveira, presidente do Sindicato Rural de Piraju.
Carlos Pavan adianta que a primeira exposição que contará com o envolvimento da APCN em 2009 acontecerá em Avaré, a tradicional Emapa, que está agendada para ocorrer de 02 a 08 de março. “Já adiantamos o calendário para os criadores se programarem, pois esta é uma exposição bastante concorrida”, ele finaliza.
Mais informações sobre a APCN podem ser obtidas através do site www.nelorepaulista.com.br ou do telefone (14) 3236-4239.
Fonte: Matriz da Comunicação - (15) 3411-9669/ 3202-3649
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura