Anvisa abre consulta pública sobre isopirazam

Esse fungicida é princípio ativo de vários produtos da Syngenta no mundo; entre eles, Rikali e Reflect

21.11.2023 | 16:09 (UTC -3)
Cultivar

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, abriu prazo para manifestações em consulta pública sobre proposta de instrução normativa incluindo o pesticida isopirazam (isopyrazam, CAS 881685-58-1, FRAC 7) em sua relação de produtos (IN 103/2021). O acesso à minuta sugerida e ao formulário para ponderações ocorre por meio do site da agência.

Esse fungicida é princípio ativo de vários produtos da Syngenta no mundo. Entre eles, Rikali e Reflect. A inclusão do produto na lista na IN 103/2021 é parte do processo de registro do produto no Brasil.

O isopirazam pertence ao grupo dos SDHIs (inibidores da succinato desidrogenase), que têm como alvo o complexo II (ou succinato desidrogenase) na cadeia da respiração mitocondrial, interrompendo o fluxo de elétrons e alterando assim a respiração celular.

Conforme a literatura científica, "os genes que codificam as proteínas succinato desidrogenase são nucleares. O complexo enzimático succinato desidrogenase é composto por 4 subunidades. Duas partes hidrofílicas formam um domínio periférico e possuem a atividade succinato desidrogenase, a flavoproteína sdhA (643 aminoácidos em Z. tritici) e a proteína ferro-enxofre shdB (297 aminoácidos em Z. tritici) que contém 3 complexos ferro-enxofre, [2Fe–2S], [4Fe–4S] e [3Fe–4S]. As subunidades sdhC (tamanho: 187 aminoácidos em Z. tritici) e sdhD (tamanho: 193 aminoácidos em Z. tritici) formam um domínio lipofílico que ancora o complexo na membrana mitocondrial. Finalmente, um grupo heme b é complexado entre sdhC e sdhD. O complexo enzimático é ativo no transporte de elétrons pela cadeia respiratória aeróbica, bem como no ciclo do ácido cítrico, acoplando a oxidação do succinato a fumarato com a redução da ubiquinona a ubiquinol".

O isopirazam liga-se ao sítio de ligação da quinona do complexo proteico, que é composto por resíduos de sdhB, sdhC e sdhD, próximo ao cluster [3Fe-4S] e heme b.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro