CTNBio aprova plantio comercial do algodão MON 15985 × MON 88913
De acordo com o Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, os estudos realizados em parceria entre o Instituto Riograndense de Arroz (Irga) serão específicos para a rizicultura e para a ILP em terras baixas em uma região representativa da Campanha Gaúcha e terão alta relevância para a cadeia produtiva dessas culturas. “Este convênio é um fato histórico, em que duas instituições públicas de pesquisa vão ter uma agenda de trabalho comum, e alocarão recursos, esforços e pessoal para gerar soluções ao produtor”, aponta Varella.
O Presidente do Irga, Cláudio Fernando Bayer Pereira, enfatizou que as pesquisas em parceria visam, além da geração de maior rentabilidade para o produtor, oferecer melhores condições para que os arrozeiros não abandonem a atividade. “A monocultura está entre os grandes problemas do setor e a Estação Regional de Pesquisas entre Embrapa e Irga buscará alternativas para a rotação de culturas e integração com a pecuária (ILP)” destaca.
Para discutir o alinhamento dos estudos, foi realizada previamente uma reunião técnica com pesquisadores e técnicos das duas instituições, em que foram discutidas as propostas de trabalho. A ideia inicial será realizar nas áreas de terras baixas da Unidade da Embrapa, em Bagé, ensaios com melhoramento em arroz, culturas de milho e soja em terras baixas, pesquisas com cadeias forrageiras, manejo de solo e de pastagens. Além disso, os estudos poderão gerar dados que serão enviados ao Mapa, discorrendo sobre a viabilidade dessas culturas na região, colaborando para a ampliação do zoneamento agrícola.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura