Anomalias em lavouras nas regiões produtoras de MT serão debatidas durante o Open Sky Soja 2022

O evento, que é gratuito, também vai apresentar resultados de pesquisa sobre a safra 21/22 e inovações tecnológicas na agricultura

20.01.2022 | 12:51 (UTC -3)
Cayron Henrique Fraga
Fabiano Siqueri
Fabiano Siqueri

O ano começa com boas oportunidades para as inovações tecnológicas no campo. Nessa perspectiva, a Proteplan, empresa mato-grossense consolidada no ramo da pesquisa agro, realiza nos meses de janeiro e fevereiro o Open SKY Soja 2022 nas cidades de Campo Novo do Parecis, Sorriso e Campo Verde, no interior de Mato Grosso.

O evento vai reunir produtores, pesquisadores e profissionais do agronegócio para visualizarem, a campo, experimentos de controle de pragas, doenças e ervas daninhas, além de debaterem temas sobre a cultura da soja.

O pesquisador da Proteplan, Fabiano Siqueri, explica que durante os eventos os participantes terão contato com informações sobre a safra 21/22, com destaque para o surgimento de anomalias que ameaçam a cultura.  “Nós tivemos até o momento uma safra com diferentes comportamentos nas regiões produtoras de Mato Grosso. E merece destaque o aparecimento de dois problemas anomalias que estão preocupando muito os produtores da região do Médio Norte, que são a quebra da haste e podridão de vagens. São problemas complexos, de frequência e intensidades variadas, cujas causas, ainda não totalmente esclarecidas, podem envolver época de plantio, cultivares, fisiologia da planta e fatores climáticos”, esclarece.

Para o pesquisador, o momento ainda é de análise. A recomendação é que os produtores continuem fazendo uso dos fungicidas que estavam programados para o controle das doenças. “Com relação às anomalias, novas recomendações serão apresentadas ao final da safra, pois ainda dependemos de observações e avaliações que estão sendo realizadas a campo e em laboratório”, comenta Siqueri.

Outros problemas que acarretaram o surgimento dessas anomalias serão debatidos durante o Open Sky Soja 2022. O primeiro evento acontece na próxima terça-feira, dia 25, em Campo Novo do Parecis, a partir das 7h. As inscrições são gratuitas e os interessados em participar do Open SKY Soja 2022 devem acessar a página do evento através do link: https://www.proteplan.com.br/

Durante o Open SKY Soja 2022 em Campo Novo do Parecis

Além de uma palestra sobre as “Perspectivas climáticas da safra atual e futura – Rural Clima”, os produtores terão a oportunidade de conhecer, através da visita guiada no campo, 75 cultivares de soja. Também poderão fazer um tour aos ensaios de fitopatologia, e entomologia, de herbologia, de fisiologia, além da Estação de Tecnologia de Aplicação. “São temas muito importantes para toda a classe produtora que poderão ver in loco como reduzir custos de produção, aumentar a rentabilidade e garantir a sustentabilidade da sua lavoura com uso eficiente das estratégias de manejo”, destaca Ivan Pedro, pesquisador da Proteplan.

Confira a programação completa

7h – Café da manhã e Credenciamento

12h – Almoço – Espaço UPL

13h – Palestra:

13h30 – Visita guiada no campo – 75 cultivares

15h – Encerramento.

O segundo evento será no dia 29 de janeiro, em Sorriso. E no dia 02 de fevereiro será a vez de Campo Verde receber o evento.

Mesmo com o avanço da vacinação, mas em cautela com a nova onda de contaminação pelo coronavírus, a comissão organizadora ressalta que todas as etapas do evento foram planejadas de acordo com as normas exigidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024