Sistema de Gerenciamento AGCOMMAND conquista o Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2011 na Expointer
Os mais de cem animais da raça Senepol confinados há 74 dias em quatro currais nas dependências da fazenda Malibu, em Campo Grande/MS estão superando as expectativas na Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol (Pads) que está sendo realizado pelo Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol em parceria com a Embrapa Gado de Corte.
Desde que chegaram ao confinamento, os animais foram pesados duas vezes. As provas avaliam o desempenho do gado quanto ao peso, perímetro escrotal, conformação frigorífica, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, umbigo, pelagem, aprumo e raça.
Para Rodrigo Matos, presidente do Núcleo, os primeiros resultados mostram a excelente performance dos animais participantes do Pads. “Todos são animais com bom desempenho. Eles podem contribuir com o melhoramento genético da raça em todo o país. É esse o objetivo do Pads, selecionar os melhores para que possam ser utilizados em futuro testes de progênies”.
O Pads começou em junho e está sendo supervisionado por pesquisadores da Embrapa. O médico Veterinário, Luiz Otávio Silva é um dos coordenadores da avaliação. Ele explica que a prova está sendo conduzida de forma única para todos os animais. “No entanto, para fins de classificação e divulgação dos resultados, esses serão agrupados em quatro categorias: PC – puro por cruzamento – nascidos de 05/07/2010 a 12/09/2010, PC nascidos de 13/09/2010 a 21/11/2010, PO/POI – puro de origem/puro de origem importada - nascidos de 05/07/2010 a 12/09/2010 e PO/POI nascidos de 13/09/2010 a 21/11/2010”.
Mais duas pesagens serão realizadas, uma em setembro e a última em novembro. Segundo Luiz Otávio o ranking final será feito para cada uma das quatros provas e será com base em um índice que pondera a importância de cada uma das características incluídas nos critérios da avaliação. “No confinamento os animais recebem alimentação balanceada e tratamento veterinário”, destaca o coordenador.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura