Animais Senepol apresentam boa performance em confinamento

29.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Os mais de cem animais da raça Senepol confinados há 74 dias em quatro currais nas dependências da fazenda Malibu, em Campo Grande/MS estão superando as expectativas na Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol (Pads) que está sendo realizado pelo Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol em parceria com a Embrapa Gado de Corte.

Desde que chegaram ao confinamento, os animais foram pesados duas vezes. As provas avaliam o desempenho do gado quanto ao peso, perímetro escrotal, conformação frigorífica, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, umbigo, pelagem, aprumo e raça.

Para Rodrigo Matos, presidente do Núcleo, os primeiros resultados mostram a excelente performance dos animais participantes do Pads. “Todos são animais com bom desempenho. Eles podem contribuir com o melhoramento genético da raça em todo o país. É esse o objetivo do Pads, selecionar os melhores para que possam ser utilizados em futuro testes de progênies”.

O Pads começou em junho e está sendo supervisionado por pesquisadores da Embrapa. O médico Veterinário, Luiz Otávio Silva é um dos coordenadores da avaliação. Ele explica que a prova está sendo conduzida de forma única para todos os animais. “No entanto, para fins de classificação e divulgação dos resultados, esses serão agrupados em quatro categorias: PC – puro por cruzamento – nascidos de 05/07/2010 a 12/09/2010, PC nascidos de 13/09/2010 a 21/11/2010, PO/POI – puro de origem/puro de origem importada - nascidos de 05/07/2010 a 12/09/2010 e PO/POI nascidos de 13/09/2010 a 21/11/2010”.

Mais duas pesagens serão realizadas, uma em setembro e a última em novembro. Segundo Luiz Otávio o ranking final será feito para cada uma das quatros provas e será com base em um índice que pondera a importância de cada uma das características incluídas nos critérios da avaliação. “No confinamento os animais recebem alimentação balanceada e tratamento veterinário”, destaca o coordenador.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025