Leilão vai ofertar matrizes Nelore avaliadas
Para fechar a programação da Associação Brasileira de Angus (ABA) durante a 34ª Expointer, a entidade ofereceu o V Curso Jurado Jovem, ação exclusiva destinada aos entusiastas da raça interessados em aprender os critérios para julgamento do Angus nas pistas como também critérios para seleção de animais de acordo com o seu padrão racial.
No curso, que aconteceu no último sábado (3), os 29 alunos participantes aprenderam com os técnicos e jurados mais experientes da ABA como fazer a analise técnica dos animais em pista, seguindo todos os preceitos definidos pela associação. “Muitos dos participantes não tem pretensão de seguir a carreira e jurado. Eles participam do curso apenas para terem ciência da real intenção e busca do jurado durante o julgamento”, explica Flávio Alves, técnico da Angus e proprietário da Cabanha Santo Antão, de Alegrete (RS).
Além de palestras sobre o Programa Carnes Angus de Qualidade, Funcionalidade e Características da Raça, Regulamentação e Questão Burocráticas da ABA, o conteúdo engloba ainda a postura do jurado na pista, sendo ele totalmente imparcial, sério, correto e muito tranquilo em relação a sua decisão, pois está analisando o trabalho de anos do produtor, e principalmente como proceder numa pista de julgamento.
"Nas edições anteriores, os alunos recebiam os bovinos fora de ordem e, com o conhecimento obtido nas aulas teóricas, tinham de colocar os animais Angus na ordem correta de premiação, seguindo a cartilha da associação. No curso de Esteio, além dos alunos colocarem os animais na ordem correta, tiveram de discorrer sobre eles conforme o aprendizado. E para não haver interferência cada um foi ouvido individualmente", discorre Alves, informando que o aluno campeão do V Curso de Jurado Jovem foi Alberi da Silva Santos, cabanheiro da Agropecuária Casa Branca, de Fama (MG).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura