Coopavel acelera preparativos à edição de inverno do Show Rural
As visitações ao Show Rural Coopavel de Inverno serão, diariamente, a partir das 8h30; O acesso ao parque e ao estacionamento serão gratuitos.
Após seis meses de testes com o trator Komatsu D375Ai-8 no Minas-Rio, empreendimento de minério de ferro da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro (MG), as empresas concluíram com sucesso o teste de verificação da segurança e performance da operação remota.
“De acordo com os resultados, decidimos introduzir seis unidades D475A-8R (modelo maior) na operação, que podem ser equipadas com um kit de operação teleremota”, afirma Bruno Cipriani, gerente executivo de Operações Mina do Minas-Rio da Anglo American.
A Komatsu Ltd., por meio de sua subsidiária Komatsu Brasil International Ltd., fez a parceria com a Anglo American, em março de 2022, para realizar um teste de operação em um trator teleremoto para mineração. O objetivo foi entregar uma solução tecnológica para reforçar a segurança no Minas-Rio e potencializar a alta performance da operação.
“Trabalhamos juntos para montar uma sala de operação remota, desenvolvendo toda a infraestrutura necessária, bem como treinando a equipe de operadores”, explica Marcos Costa, diretor executivo da Komatsu.
Segundo Costa, a Komatsu continuará a trabalhar no estabelecimento de tecnologias de controle teleremoto para tratores de grande porte, visando reduzir cada vez mais o número de pessoas expostas ao risco, além de aumentar a performance do equipamento.
Nos testes de demonstração, a combinação da tecnologia de controle automático de lâmina, de propriedade da Komatsu, e o sistema de orientação da máquina "ProVision", da Modular Mining Systems Co., Ltd., uma subsidiária da Komatsu, facilitou muito as operações do trator e da lâmina durante a atuação remota. “Além dessa simplificação trazida para a atividade de mineração, a operação feita de forma tele operada permitirá que os operadores trabalhem com mais conforto em uma sala de operação”, informa Cipriani.
D375Ai-8 teleremoto: (a) possui componentes eletrônicos e de controle que permitem operar a máquina remotamente; (b) é possível operá-lo a longas distâncias. A operação é realizada de forma remota e elimina a necessidade de um operador dentro da cabine do equipamento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura