TMG 2181IPRO é destaque de produtividade em todo o Mato Grosso
A cultivar está presente no portfólio de cultivares de soja da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) desde a safra 2013/14
O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e estima-se que anualmente 6% das frutas colhidas saem do nosso país. Contribuem para isso o clima e a tecnologia, principalmente na região do Vale São Francisco, uma das maiores regiões da fruticultura nacional, principalmente nas culturas de uva e manga. A Aminoagro, empresa que atua no mercado de fertilizantes especiais há 16 anos, desenvolveu uma tecnologia inovadora para a fase de maturação da manga com os produtores e consultores da região e que apresenta excelentes resultados.
Em seu Laboratório de Análise de Sementes (LAS), em Cruz Alta (RS), a empresa analisa sementes de diversas culturas e de todas as regiões onde atua e desenvolve tecnologias adequadas para cada caso. No caso da cultura da manga, ajudou a desenvolver um novo manejo para a fase de maturação de ramos, junto a produtores e consultores da região. O manejo tradicional tem como consequência um estresse muito alto e que agride a planta, ocasionando muitas vezes a entrada de patógenos, o que prejudica a qualidade da produção e gastos maiores no controle dos mesmos, e impactos sobre o próximo ciclo produtivo, por exigir gasto de energia das plantas que seria utilizada na produção.
Observando essa realidade, a empresa posicionou e vem acompanhando a aplicação, junto com os produtores e consultores da região do São Francisco, do Aminoagro Maturação, um produto que estimula a produção do etileno endógeno, reduzindo o estresse causado pelo manejo tradicional. O principal benefício observado nas análises de laboratório é que a planta, sofrendo menor estresse, tem mais capacidade de reter energia. Foram verificados acúmulos maiores de carboidrato, potássio, fósforo, amido e arginina. Com maior reserva de energia, menos estresse, e uma boa maturação de ramos, a planta é capaz de ter uma florada mais uniforme, com melhor pegamento, refletindo na qualidade da produção, na produtividade da cultura e deixando a planta mais preparada para os próximos ciclos.
Os produtos da Aminoagro seguem o conceito do Programa Construindo Plantas (PCP), desenvolvido para aumentar a eficiência de cada planta em todas as etapas do cultivo. No caso da produção de Hortifruti na região de Petrolina e Juazeiro, o PCP além de focar a planta, tem como ponto de partida o solo, cuidando para que o mesmo melhore a fertilidade, estrutura e a capacidade produtiva ano após ano, com a sua utilização. Seus resultados são evidentes em imagens que comparam o solo arenoso original das áreas produtivas, com a estrutura atual, após alguns anos de uso.
Nestes locais, o solo já mostra características diferenciadas por conta da sua maior estruturação, tem perfil mais escurecido, dada sua maior capacidade de retenção de água e nutrientes, bem como o a melhoria da sua microfauna e microflora do solo, melhorando a sanidade do mesmo.
Com estes resultados, a Aminoagro atende à demanda dos produtores da região com soluções para ajudar no aumento da qualidade e produtividade, consequentemente da rentabilidade, onde são produzidas frutas durante todo o ano, em clima extremamente árido, o que dificulta muito a produção de frutas. Para estas condições é necessário desenvolver um manejo específico para a região, cultura e variedade plantada, onde há demanda de alta tecnologia, e a Aminoagro em conjunto com produtores, empresas e consultores, tem feito a diferença com as soluções que estão dentro do PCP (Programa Construindo Plantas).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura