American Chemical Society destaca papel da mulher para a agricultura e química de alimentos

29.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Um dos destaques na 241ª Reunião Nacional da American Chemical Society, de 27 a 31 de março, em Anaheim, Califórnia (EUA), é o painel Contribuição das Mulheres para a Agricultura e Química de Alimentos. Na tarde do dia 29, o Brasil estará representado pela pesquisadora Marília Nutti, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ), que fará uma exposição sobre a estratégia brasileira para a biofortificação de alimentos como forma de promoção da saúde e da nutrição.

 

Marília apresentará as pesquisas que envolvem o enriquecimento de alimentos básicos como arroz, feijão, feijão caupi, mandioca, milho, batata-doce e trigo com ferro, zinco e betacaroteno (pró vitamina A). Bem como o desenvolvimento de produtos derivados e embalagens capazes de conservar estes micronutrientes que são importantes no combate à anemia, à baixa resistência do organismo e aos problemas que afetam a saúde dos olhos.

No mesmo painel outras pesquisadoras apresentarão as inovações no processamento de alimentos para promoção da saúde; as perspectivas nas pesquisas em aroma e sabor; estresse ambiental, frutos vermelhos silvestres e benefícios para a saúde humana; e o desenvolvimento de novas cultivares de arroz para mercados convencionais e de valor agregado.

 

O objetivo da 241ª Reunião Nacional da American Chemical Societ é expor o papel da química na medicina, saúde, energia, meio ambiente e outros campos do conhecimento onde ela desempenha um papel central na prevenção e combate às doenças.

 

Soraya Pereira

Embrapa Agroindústria de Alimentos

(21) 3622-9739

soraya@ctaa.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025