Evento da Epamig sobre azeitonas e azeite virgem extra atrai interessados de várias regiões do Brasil
Um total de 73 tourinhos gir leiteiro pré-selecionados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Embrapa para participar do Teste de Progênie da raça já começaram a ser avaliados na fazenda escola da FAZU, em Uberaba/MG, durante projeto coordenado pelo professor do curso de Zootecnia da faculdade Alexandre Bizinoto.
Segundo Bizinoto, este é o terceiro ano que os animais são avaliados na faculdade em relação às características reprodutivas como libido e qualidade do sêmen, além de temperamento e morfologia. Nos próximos dias, além de passarem pela terceira avaliação andrológica e a quarta pesagem da prova, os tourinhos serão avaliados em um teste de libido. O teste será realizado na próxima sexta-feira (9) e no sábado com a participação de alunos da disciplina de Bioclimatologia e bem estar. “A ideia é que a partir desta prova possamos criar instrumentos para melhorar a precocidade sexual destes tourinhos gir leiteiro”, salienta.
Os testes serão concluídos no mês de abril e deverão ser apresentados pela ABCGIL durante a 78º ExpoZebu, que acontece no Parque Fernando Costa, em Uberaba.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura