Tracbraz leva marca SDLG a Fenicafé 2012
Dois alunos formados na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP /ESALQ) foram os primeiros esalqueanos a ganharem bolsas mundialmente concorridas dos programas European Forestry e AgrisMundus, designadas pelo Erasmus Mundus, por meio da Comissão Europeia, à um pequeno número de alunos selecionados.
O engenheiro florestal Alan Ferreira Batista, formado na classe de 2011, foi selecionado para participar do European Forestry, Programa de Mestrado Europeu na área Florestal.
Coordenado pela finlandesa University of Eastern Finland, o European Forestry é uma parceria entre sete universidades europeias, uma universidade chinesa e a brasileira Universidade Federal do Paraná (UFPR) e recebe, anualmente, inscrições de profissionais de todas as partes do mundo.
Além da seleção para participar do programa, Batista recebeu uma bolsa de estudo tipo "A", a melhor categoria de bolsa do programa. Foram concedidas apenas sete bolsas dessa modalidade. Segundo ele, o reconhecimento da ESALQ no exterior o auxiliou a ser um dos primeiros no ranking de selecionados para o programa.
O mestrado começa em agosto desse ano. Primeiramente, o engenheiro florestal fará um módulo na Suécia durante um mês e, em seguida, ficará cinco meses na Finlândia. “Minha intenção é estudar novos projetos na área florestal e economia aplicada à floresta. Fiz um estágio mais técnico e pretendo, com o mestrado, ter uma visão do todo”, afirma Batista. Ainda segundo ele, o programa lhe dará essa oportunidade por abranger todas as áreas do conhecimento ligado à floresta. “São várias universidades, cada uma com uma especialidade. Por exemplo, na Finlândia é mais centrada em manejo sustentável de floresta, depois posso escolher quais disciplinas vou fazer de acordo com a especialidade”, conclui.
- O engenheiro agrônomo Gustavo Togeiro de Alckmin, formado na ESALQ em 2010, também ganhou a bolsa tipo “A” do AgrisMundus, programa de mestrado organizado por seis universidades europeias em parceria com 25 instituições. Coordenado pela holandesa Wageningen University and Research Centre (WUR), o AgrisMundus tem como objetivo capacitar os alunos para lidar com as atuais preocupações globais no que tange à agricultura e desenvolvimento rural. O intuito é formar especialistas para o desenvolvimento e promoção da agricultura sustentável ao redor do mundo. Dada a multidisciplinariedade e consequente amplidão deste tópico, o aluno tem a oportunidade de escolher entre 10 linhas de especialização. Foram concedidas 14 bolsas entre 310 candidaturas válidas.
Alckmin frisa que a ESALQ teve papel fundamental em suas conquistas. “Como aluno de Engenharia Agronômica, sempre encontrei portas abertas para aprofundar meus conhecimentos, tanto na Escola como em qualquer outra parte”. Durante a graduação, o agrônomo estudou, por meio de intercâmbios, na Wageningen University (Holanda) e na Texas Tech University (EUA), além de ter passado por experiências profissionais na Argentina e na Fundação ABC. “A partir da formação na ESALQ, construí meu currículo e desenvolvi um conjunto de habilidades, experiências e conhecimentos para ser laureado neste processo extremamente competitivo”, conclui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura