Aiba e Sebrae selarão parceria para capacitação de gestores de entidades contempladas pelo Fundesis

15.10.2012 | 20:59 (UTC -3)
Catarina Guedes

Embora o calendário de cursos já esteja em andamento, com duas capacitações realizadas, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Sebrae formalizarão nesta terça-feira (16), com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, a entrada do Sebrae no Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). A iniciativa de Responsabilidade Social foi criada em 2006 pela Aiba e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e, desde então, tem ajudado a transformar a vida de milhares de pessoas na região Oeste da Bahia. A solenidade ocorrerá na sede do Centro de Promoção Humana Eugênia Ravasco, na Vila dos Funcionários, em Barreiras, às 16h.

Com a entrada do Sebrae e a expertise da instituição no desenvolvimento do empreendedorismo, a expectativa da Aiba é ajudar as entidades sociais contempladas pelo Fundesis a gerir com eficiência os recursos captados. A elaboração de projetos também terá ênfase nos cursos, uma vez que se trata do primeiro passo para uma entidade se habilitar ao Fundo.

Para o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt, a capacitação dos gestores é um beneficio adicional do Fundesis, porém, de suma importância para que as instituições possam se consolidar e desenvolver de formar sustentável.

“Não há bem mais duradouro que a educação. Acreditamos que, capacitando os profissionais, estamos, consequentemente, melhorando a qualidade do atendimento para o público final das entidades, que é a população mais necessitada”, afirma Pitt.

A opinião é partilhada pelo coordenador da Unidade do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso. “Com o uso dessas ferramentas, as entidades vão gerir com mais propriedade e visão empreendedora os trabalhos por elas desenvolvidos”, disse.

Desde que foi instituído, o Fundesis já aplicou aproximadamente R$2,2 milhões em recursos, não reembolsáveis, em entidades que trabalham com diferentes públicos carentes na região: crianças, jovens, idosos, pessoas com necessidades especiais, dentre outros.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025