Agrotins 2021 traz como novidade startups de agricultura para aproximar ainda mais produtores e novas tecnologias

Feira ocorre de 15 a 18 de junho e será realizada de maneira 100% digital

24.05.2021 | 20:59 (UTC -3)
Sara Cardoso/Governo do Tocantins

Para reforçar o investimento do Governo do Tocantins na área de tecnologia para o campo, a Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital vai oferecer aos produtores rurais estratégias, inovações e formas de planejamento e controle que possibilitam a transformação da produção no campo.

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a Feira deste ano é preparada para aproximar ainda mais tecnologia e produtor e vai trazer a novidade das startups de agricultura, também conhecidas como AgTechs. Uma AgTech é uma empresa com foco em atividades voltadas para o agronegócio e visa prover contínuas inovações para o setor, como a aplicação de ferramentas de automação, Big Data e Inteligência Artificial. Sensores de monitoramento de plantações, robôs, drones e fazendas conectadas também são tendências das AgTechs

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, destaca que esse setor tem o potencial para transformar totalmente a agropecuária em âmbito global e que o Tocantins precisa estar inserido neste contexto para elevar a qualidade e a competitividade da produção. “Nosso Estado é um dos principais exportadores de alimentos e precisamos nos atualizar cada vez mais para acompanharmos a competitividade colocada pelo mercado. Vemos que as startups têm mudado a vida no campo com o uso de tecnologias e a criação de produtos e serviços, e precisamos disso”, afirma o Governador.

Para quem é produtor rural, um dos principais benefícios das AgTechs está na previsibilidade de uma safra e em garantir mais informações em tempo real sobre o que ocorre no campo, incluindo informações climáticas,  por exemplo. “Esses tipos de soluções prometem melhorar o uso de recursos e atualmente são essenciais para garantir a competitividade do negócio perante os mercados, por isto estamos trazendo estas possibilidades para a Agrotins, para que nossos produtores também tenham a possibilidade de estar por dentro de tudo o que há de mais moderno”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café.

InfoTempo e CTC Agro

Diversos aplicativos estão disponíveis para atender a crescente demanda por produzir cada vez mais com menos impacto ambiental. Como exemplo temos o InfoTempo Tocantins, um aplicativo que reúne informações dos principais órgãos oficiais da meteorologia e agrometeorologia do Brasil. Estas informações auxiliam o processo de planejamento e de tomada de decisão agrícola, com vistas, principalmente, a minimizar possíveis prejuízos em decorrência dos efeitos do clima. O recurso foi criado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Além do aplicativo totalmente tocantinense, para fortalecer a utilização da tecnologia no agronegócio, a Gestão Estadual inaugurou o Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro), que agora integra o Complexo de Ciências Agrárias da Unitins.

O CTC Agro é uma unidade que oferece treinamentos, ensino, pesquisa e extensão rural e é fundamental para que as inovações produzidas possam alcançar o produtor rural gerando ganho social e econômico para o Tocantins.

A Feira

A Agrotins 2021 ocorre de 15 a 18 de junho e será realizada de maneira 100% digital, assim como ocorreu no ano passado, devido à pandemia da Covid-19. A programação completa está sendo elaborada e em breve será divulgada pelos organizadores.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024