Agropecuária CFM realiza primeira exportação de touros Nelore

20.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

A Agropecuária CFM, maior fornecedora de touros nelore avaliados do Brasil, acaba de realizar a primeira exportação de touros Nelore com CEIP da sua história. Um lote de 40 touros nascidos em 2009 foi entregue no último dia de maio para o Condomínio Valente Gomes, no município de Mariscal José Felix Estigarribia, em Boqueron (Paraguai).

O Condomínio Valente Gomes já conta com 32 touros trabalhando em sua fazenda em Tacuru, no Mato Grosso do Sul. “Os animais foram adquiridos entre 2010 e 2011. Devido aos excelentes resultados e ao nosso trabalho focado em características econômicas e DEPs, ele decidiu também utilizar os touros CFM na sua propriedade do Paraguai, escolhendo um novo lote de reprodutores”, ressalta Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.

“A genética CFM é perfeitamente adequada aos objetivos do projeto pecuário do Condomínio Valente Gomes. Os touros são avaliados e selecionados para as características produtivas que buscamos. Aguardamos com entusiasmo o início do trabalho na vacada”, afirma Fernando Valente Gomes.

“Nos sentimos recompensados por esta confiança do Condomínio Valente Gomes. Esta é a primeira exportação da história da CFM e comprova que a nossa genética apresenta ganhos econômicos, inclusive em países vizinhos. O negócio gera divisas para o Brasil, além de projetar a pecuária brasileira como fonte de tecnologia e know-how para outros países. Esta exportação também abre a possibilidade de mais pecuaristas do Paraguai levarem touros CFM para suas fazendas, uma vez que já tivemos outras consultas”, complementa Teixeira.

Após decisão de compra do Condomínio Valente Gomes, no final de fevereiro passado foi pedida autorização do Senacsa (Servicio Nacional de Calidad y Salud Animal), do Ministério da Agricultura paraguaio, para importação dos touros do Brasil para propriedade do grupo, em Mariscal José Felix Estigarribia/Boqueron.

No processo de exportação, o país importador especifica o passo a passo a ser cumprido. Esta negociação seguiu o protocolo entre os países-membros do Mercosul, incluindo quarentena oficial, sob supervisão do Serviço Veterinário Oficial do Brasil. A quarentena foi realizada na Fazenda São Francisco (Magda, SP), sob supervisão local do médico veterinário dr. José Márcio Luiz Gomes, da unidade da UTRA Rio Preto, e orientação do Serviço de Saúde Animal (SSA), todos ligados à Superintendência Federal do MAPA, em São Paulo.

Durante o período de quarentena, os animais ficaram sob isolamento e foram submetidos a uma série de exames sanitários. Somente após a conclusão negativa para todas as enfermidades importantes e período de carência oficial, os animais foram embarcados em caminhões lacrados para o Paraguai.

Após o processo de exportação, inspeção e fiscalização ocorrido em Ponta Porã (MS) e entrada em Pedro Juan Cabalero (Paraguai), os animais continuaram a viagem até a Fazenda Taj Mahal, com acompanhamento de médico veterinário do Serviço Oficial do Senacsa, que coordenou o desembarque dos 40 touros na manhã do dia 1º de junho – o lote permanece sob outro período de quarentena oficial na fazenda do importador até ser liberado para o rebanho da fazenda.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025