Mapa participa de encontro para estimular consumo de frutas e hortaliças
O Grupo Agropalma, maior produtor de palma da América Latina, acaba de ser recomendado para receber a Certificação ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar.
A certificação reconhece a preocupação das empresas em assegurar controles dos perigos em toda a cadeia produtiva de alimentos, ou seja, demonstra suas habilidades em controlar eventuais riscos, a fim de garantir que o alimento está seguro no momento do consumo.
A recomendação é da auditora TÜV Rheinland do Brasil e posiciona o Grupo como único na América Latina, no seu segmento de atuação, a deter essa Certificação. “No Brasil, poucas companhias já conquistaram a ISO 22000. Ela é o reconhecimento de que realizamos o nosso trabalho dentro dos mais rígidos critérios de controle de higiene. Essa é uma conquista de todos os colaboradores”, enfatiza Marcello Brito, diretor comercial.
O objetivo da Certificação ISO 22000 –considerada, por sua abrangência e alcance mundial, um marco nas certificações alimentares– é demonstrar a habilidade da organização em controlar os riscos e perigos na segurança dos alimentos e procurar constantemente produtos finais seguros, que atendam os requisitos dos clientes, assim como aqueles exigidos pelas instituições reguladoras, como o Ministério da Saúde.
Detentora da ISO 9001 (gestão de qualidade), ISO 14001 (gestão do meio ambiente) e OHSAS 18001 (saúde e segurança ocupacional), além de outras certificações orgânicas e sócio-ambiental, com a Certificação em Gestão da Segurança de Alimentos o Grupo Agropalma se torna um exemplo raro em todo o mundo, uma vez que é reduzido o número de empresas a contarem com as quatro certificações.
O comprometimento da Agropalma com a adequação das atividades, dos processos e equipamentos à produção de alimentos e com a legislação pertinente, ou seja, com a busca da Certificação ISO 22000, começou já em 2001, informa a empresa. Naquele ano várias melhorias foram implementadas para o aprimoramento dos processos. Esse trabalho foi intensificado em 2007, com a criação das equipes multidisciplinares para a implantação do Sistema de Gestão de Segurança e Alimentos.
Do recebimento das matérias-primas, embalagens e insumos para a fabricação dos óleos, gorduras, margarinas e cremes vegetais, até o término do processo, que é a entrega do produto final ao cliente, cada etapa foi sendo aperfeiçoada pela Agropalma, mantendo-se toda a atenção em relação ao diálogo constante com seus distribuidores, fornecedores e consumidores.
Informações adicionais sobre o Grupo Agropalma:
Lilia Rebello
Accesso
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura