Agronegócio Brasileiro: Do Campo à Mesa - Pensando no Futuro

24.11.2014 | 21:59 (UTC -3)

“Se eu perguntasse para meus clientes o que eles queriam, a resposta seria: um cavalo mais veloz”. A célebre frase de Henry Ford, criador do automóvel, ilustra um tema importante do 11º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio, realizado hoje, em São Paulo: a inovação a serviço do consumidor.

“A grande pergunta é o que consumidor deseja. E muitas vezes ele não sabe exatamente o que quer, mas tem certeza que deseja tudo junto: de praticidade à conveniência, passando por qualidade, autenticidade, saudabilidade e sustentabilidade”, afirma Jean Louis Gallego, diretor comercial e de marketing da Arysta do Brasil Alimentos, maior fabricante de pães congelados do mundo.

Recente pesquisa do McDonald’s com consumidores apontou um caminho para a maior empresa de alimentação fora do lar do mundo, com 35 mil restaurantes em 120 países e 70 milhões de clientes por dia. “Dois temas saltaram aos olhos dos anseios do consumidor: preocupação com o uso de hormônios nos alimentos e bem-estar animal”, informa Daniel Boer, diretor de proteínas do McDonald’s para a América Latina.

“Está claro que o consumidor quer muito mais do que um alimento saboroso e bem apresentado. E é importante que o agronegócio esteja atento a esses movimentos porque é o começo de tudo: do campo saem as matérias-primas para a produção dos alimentos”, constata Daniel Baptistella, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), entidade que promove o congresso.

“Agronegócio brasileiro: do campo à mesa. Pensando o futuro hoje” é o tema central do 11º Congresso Brasileiro de Marketing Rural & Agronegócio, que reúne cerca de 300 participantes, entre profissionais de marketing e comunicação, empresários da cadeia da alimentação, consultores especializados e pesquisadores, em São Paulo.

A importância do agronegócio para o McDonald’s, por exemplo, é expresso por números. “Compramos 900 mil toneladas de carne bovina, o mesmo volume de toneladas de carne de frangos e 180 mil toneladas de carne suína todos os anos para suprir nossos restaurantes. Nossa responsabilidade perante o consumidor final é imensa, o que nos move a levar muito a sério a indicação de que ele está preocupado, por exemplo, com o bem-estar animal”, diz Daniel Boer.

O filósofo Mario Sergio Cortella, que abriu o Congresso, resumiu com extrema precisão os anseios do consumidor: “Não há lugar marcado no futuro. O sucesso é encontrar a solução para atender aos anseios das pessoas”.

O 11º Congresso Brasileiro de Marketing Rural & Agronegócio prossegue até o final do dia com mais quatro palestras:

“Como aumentar a sincronia entre o Agronegócio e a Indústria”

Eduardo Pedroso, diretor regional de Originação do JBS

“O papel do varejo no desenvolvimento da cadeia de valor das carnes”

Fabiana Farah, gerente de desenvolvimento de carnes, aves e peixaria do GPA

“Melhores práticas na construção de estratégias de marketing para o agronegócio”

Paulo Rovai, consultor

“Projeto ILPF – Tecnologia a serviço do futuro do agronegócio”

Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil

Mais informações: www.abmra.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025