AgroGalaxy lança instituto com foco em desenvolvimento sustentável no agronegócio

O Instituto AgroGalaxy criará uma rede colaborativa com produtores rurais, organizações parceiras e ecossistema de inovação com o objetivo de fomentar a aplicação de soluções inovadoras

10.02.2022 | 20:08 (UTC -3)
Victor Triveloni
Mônica Alcântara, Sheilla Albuquerque e Tarcila Ursini
Mônica Alcântara, Sheilla Albuquerque e Tarcila Ursini

O AgroGalaxy, uma das maiores plataformas de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio brasileiro, anunciou nesta quinta-feira, 10, o Instituto AgroGalaxy, que chega com o propósito de promover conhecimento, educação e inovação para impulsionar o desenvolvimento sustentável no campo. A instituição fomentará a aplicação de soluções que atendam as principais necessidades dos produtores rurais, ao mesmo tempo que gerará impacto socioambiental positivo e relevante ao agronegócio brasileiro.

Para tornar a iniciativa viável, a empresa apoiou-se em seu Comitê de Sustentabilidade, instituído em 2021, com o objetivo de assessorar o seu Conselho de Administração em assuntos relacionados à gestão ESG no agronegócio, em linha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O projeto é um passo relevante para cumprir os compromissos socioambientais do AgroGalaxy. A chegada do Instituto consolida um ideal que acompanha a empresa desde o seu início. A ideia é destinar parte do nosso lucro para gerar impacto positivo no meio ambiente, na produção agrícola e na vida do trabalhador rural. Em outras palavras, queremos ser a ponte entre a voz do campo e as soluções sustentáveis”, afirma Sheilla Albuquerque, Diretora-Presidente do Instituto Agrogalaxy e Vice-Presidente (VP) de Negócios do Agrogalaxy.

Para Tarcila Ursini, que assume hoje a presidência do Conselho de Administração, o Instituto AgroGalaxy materializa o sonho de um grupo que acredita no agronegócio sustentável e inclusivo, além de ampliar o papel social de uma empresa ao estimular ciência, inovação e disponibilizá-la à sociedade. “Nosso principal foco será na constante identificação de inovações, além de viabilizar suas implementações no campo para criar uma rede de conhecimento. Para isso, elaboraremos desafios para testar as melhores soluções para o produtor rural”, complementa a executiva.

Com uma governança robusta e diversa, o Instituto reforça ainda o compromisso do Agrogalaxy com o equilíbrio de gênero na alta liderança, posição que lhe conferiu em 2021 o selo Women on Board. “Assumimos como premissa dar o exemplo à outras organizações, fortalecendo o papel das mulheres na liderança do Instituto. Assim, 3 mulheres fazem parte do Conselho de Administração, 1 mulher no Conselho Fiscal e 3 mulheres da Diretoria Executiva, somando uma representativa no board de 54%. Isso é uma raridade não só no agronegócio, mas no mercado como um todo”, destaca Mônica Alcântara, Vice-Presidente do Instituto e Head ESG do Agrogalaxy. Além disso, todos os conselheiros e diretores são voluntários, atuando pelo propósito de contribuir para que o agro avance na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

A estruturação do Instituto AgroGalaxy foi dividida em quatro fases. Na primeira, a de Planejamento, foram levantadas temáticas ESG no agronegócio e definidos o propósito, modelo de negócio, governança o público-alvo. Já a fase dois se concentra no lançamento oficial, contemplando o site, engajamento dos ecossistemas de inovação e levantamento de dores e necessidades dos produtores rurais. Na terceira fase, a plataforma de desafio será lançada, para conhecer e selecionar as melhores soluções e inovações que estão sendo desenvolvidas por startups e pesquisadores de todo o país. Por fim, na quarta fase as soluções escolhidas serão testadas no campo, com o acompanhamento da equipe do Instituto Agrogalaxy, para entender o impacto real.

Governança como Fortaleza

Além de trazer a diversidade de experiências como valor para gerar inovação, o Instituto AgroGalaxy surge com uma liderança robusta, formado por conselheiros renomados em suas áreas e com forte atuação em sustentabilidade e agronegócio:

Conselho de Administração

Tarcila Ursini, Chief Purpose Office na EB Capital

• Marcello Brito, CEO da CBKK

• Marcelo Morandi, Diretor Geral da Embrapa Meio Ambiente

• Isabela Becker, Diretora de Sustentabilidade da Daterra Café e da Fundação DPaschoal

• Aline Locks, CEO da Produzindo Certo

Diretoria Executiva

• Sheilla Albuquerque, Vice-Presidente de Negócios do AgroGalaxy

• Mônica Alcântara, Head ESG do AgroGalaxy

• Marco Teixeira, Vice-Presidente de Negócios do AgroGalaxy

• Rodrigo Rodrigues, Diretor da Unidade de Sementes do Agrogalaxy

• Pilar Sepúlveda, Diretora de Transformação Digital do AgroGalaxy

Conselho Fiscal

• Luiz Carlos Passetti, Comitê de Auditoria do AgroGalaxy

• Marina Godoy, Gerente Jurídica do AgroGalaxy

• Thiago Losso, Diretor de Planejamento e Controle do AgroGalaxy

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024