Novo maturador aumenta o potencial de produtividade em até 40% nos canaviais
Nesta terça-feira (2), a Emater/RS-Ascar e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS) promovem o Encontro de Troca de Experiências em Agroflorestas no Litoral Norte do RS.
O Encontro acontece a partir das 8h, em Morrinhos do Sul, e a primeira área a ser visitada é a propriedade do agricultor familiar Valdeci Steffen Evaldt, de Vila Três Passos. À tarde, a programação segue com apresentações de experiências em manejo agroflorestal existentes na região, trazendo elementos para a posterior discussão sobre manejo, beneficiamento, comercialização e formação de rede. No encerramento, haverá trocas de sementes entre os participantes.
A iniciativa faz parte do projeto Fortalecimento das Agroflorestas no RS: formação de rede, etnoecologia e segurança alimentar e nutricional.
Segundo o agrônomo da Emater/RS-Ascar em Mampituba e um dos coordenadores do projeto, Luis Bohn, um dos objetivos do encontro regional é identificar, através de metodologia participativa, as dificuldades e potencialidades para o desenvolvimento das agroflorestas.
No encontro também serão escolhidas três experiências representativas do litoral para serem apresentadas no I Seminário Estadual de Agroflorestas do RS a ser realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Porto Alegre, somando-se às demais experiências de outras regiões do Estado.
Esse sistema de plantio, utilizado milenarmente por populações tradicionais, atualmente é considerado inovador. Melhora a qualidade do alimento e é possível ter uma boa produtividade, combinando diferentes espécies agrícolas e florestais. O cultivo em sistema agroflorestal está se tornando uma alternativa viável, em detrimento das constantes oscilações climáticas e ambientais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura