Comunidade de Divinópolis/TO conhece detalhes do plantio de seringueira em Seminário
O diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, participou nesta terça-feira (30), em Santa Maria/RS, da abertura do 8º Seminário de Formação em Agroecologia: Cultivando Agriculturas. Na oportunidade, Paulus destacou a atuação do Grupo de Agroecologia Terra Sul (GATS), que é vinculado ao Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER), da UFSM. “O impacto que esse grupo consegue provocar é muito importante porque deixa sementes e fluxos que se multiplicam no tempo”, avaliou o diretor técnico da Emater/RS, referindo-se à conscientização e formação feitas por seus integrantes, principalmente entre universitários do Centro de Ciências Rurais (CCR), sobre Agroecologia. Paulus chamou a atenção para o enfoque do encontro do GATS desta edição: Cultivando Agriculturas. “É necessário que sejamos agentes dessa transformação”, disse ele.
Mais tarde, Gervásio Paulus participou de mesa redonda sobre os desafios da Agroecologia para uma agricultura sustentável, ao lado do coordenador do Centro de Tecnologias Alternativas e Populares (Cetap), Alvir Longhi, de João Rockett, do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (Ipep), e do engenheiro agrônomo Vladimir Ricardo da Rosa Moreira, especialista em Agroecologia e Agricultura Biodinâmica.
Também participaram da abertura do evento o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, o coordenador do curso de Agronomia da UFSM, Toshio Nishijima, o pró-reitor adjunto de Extensão, José Marcos Froehlich, o presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), José Antônio Costa Beber, a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, o chefe do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM, Clayton Hillig.
Em sua manifestação, o secretário Ivar Pavan também destacou a atuação da UFSM na formação agroecológica. “A mudança do cultivo tradicional para os de base agroecológica é lenta, mas necessária. Aqui é um bom lugar para este debate, o GATS é parceria para pensar um desenvolvimento articulado e as universidades preocupam-se em fazer essa formação em Agroecologia”, disse ele.
Embora reconheça que ainda não há plenas condições para que se promova essa mudança de sistema nas propriedades rurais gaúchas, Pavan ressaltou algumas ações feitas pela SDR.
“Para a Emater, foram contratados 300 novos técnicos, com o objetivo de universalizar a assistência técnica e a extensão rural, para que ela seja cada vez mais pública. Ainda hoje, há vendedores de defensivos assessorando as famílias rurais”, disse o secretário. “Nós teríamos que triplicar o tamanho da Emater no RS para que se fizesse esse acompanhamento sistemático (do cultivo agroecológico), mas o Estado não tem recursos para isso”, completou Pavan.
De acordo com o secretário, instrumentos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e ainda as compras coletivas feitas através da Rede Brasil Rural (RBR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), são ferramentas que estimulam o consumo e a produção de produtos de base ecológica.
“É preciso explicar para o agricultor também o que é desenvolvimento rural sustentável, para que ele aconteça realmente. Temos que traduzir o termo com precisão para o agricultor para que as mudanças, tanto do ponto de vista da produção quanto da renda, realmente aconteçam”, afirmou Pavan.
O secretário antecipou que a SDR está fomentando a implantação da Banca dos Produtos Orgânicos. “Será uma marca cada vez mais presente nas feiras do Estado”, disse o dirigente.
O 8° Seminário ocorreu no Auditório Flávio Schneider, na UFSM, organizado pelo Departamento de Extensão Agrícola e Extensão Rural (Deaer), Universidade federal de Santa Maria (UFSM) e Emater/RS-Ascar, com apoio do Centro de Ciências Rurais, Secretaria de Desenvolvimento Pesca e Cooperativismo (SDR), Embrapa Clima Temperado e Projeto Cooesperança.
O evento prossegue nesta quarta-feira (31/10), com a realização de oficinas sobre produção ecológica de arroz, produção animal de base ecológica e experiências com pastoreio rotacionado Voisin, produção de sementes agroecológicas, sementes crioulas e melhoramento participativo em Ibarama, desenhos da Permacultura e aproveitamento de frutas nativas do RS.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura