Valtra e Shell entregam A750 para vencedor da promoção Peça que dá Trator
O Projeto AGROdestaque divulga as contribuições que o egresso da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) realiza nas Ciências Agrárias, Ambientais e Sociais Aplicadas. Consiste em uma entrevista em formato ping-pong, na qual é possível obter informações sobre o egresso – breve currículo, demandas da área em que atua e opiniões acerca de aspectos relacionados ao mercado profissional.
Além da publicação nos sites da Escola (
) e da Associação dos Ex-alunos da ESALQ (ADEALQ) (
), o material é disponibilizado como sugestão de pauta aos veículos de comunicação da USP, de Piracicaba e região, bem como aos profissionais da mídia especializada. Segue entrevista com Alexandre Abbud, formado em Engenharia Agronômica em 1971.
Após formar-se, trabalhou na Hoechst, e, por 24 anos, na Dow Química. Fundou a Custumer House, empresa de consultoria de satisfação do cliente. Foi diretor executivo da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e, hoje, é do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb).
A Cesb é uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha na cadeia produtiva sugerindo ações para aumentar a rentabilidade da soja. No ano passado, produziu-se, em média, 44.1 sacos por ha. Na safra anterior, 50.1. Nosso objetivo é, que daqui a cinco anos, consigamos gerar 67 sacos, cerca de quatro toneladas de soja por ha.
Nosso principal instrumento são ações como o concurso anual Desafio Nacional de Máxima Produtividade. Nele, o agricultor aplica, em seu terreno, técnicas baseadas em todos os seus conhecimentos para aumentar ao máximo a produção de soja, de forma econômica. Com os resultados obtidos, nós realizamos o Fórum Nacional de Máxima Produtividade no qual compartilhamos e debatemos essas técnicas. Quem potencializar mais a produtividade ganha uma viagem aos EUA para visitar agricultores e centros de pesquisas.
O maior desafio é desenvolver uma plataforma tecnológica que aumente a produtividade sustentável e economicamente. Por isso, além do Desafio, nós criamos o Cesb Rede de Pesquisa, por meio do qual contatamos pesquisadores e entidades e desenvolvemos um protocolo de alguma pesquisa específica. Tomemos como exemplo o Protocolo do Nitrogênio. Há 26 organizações testando o uso do nitrogênio no cultivo da soja. Após todos os testes, reuniremos os dados obtidos e verificaremos quais deles devem ser adicionados à nossa plataforma tecnológica e indicados ao agricultor.
Ele deve, primeiramente, ter feito um bom curso de agricultura, entender de pragas, doenças, genética e gostar de trabalhar no campo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura