Programa Carne Angus Certificada participa da Vitrine da Carne Gaúcha
A Sementes Agroceres apresenta, no Congresso Brasileiro de Sementes, de 31 de agosto a 3 de setembro, no Paraná, híbridos com a Tecnologia Yieldgard.
De acordo com a empresa, a tecnologia promove o controle e a supressão das principais pragas da cultura do milho: lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta da espiga (Helicoverpa zea) e broca do colmo (Diatraea saccharalis). Dependendo da infestação, essas pragas podem comprometer a produtividade e qualidade da produção da cultura do milho.
“Para se ter uma idéia do que isso significa, a broca do colmo (Diatraea saccharalis) penetra no colmo, abrindo galerias de baixo para cima, onde completa o seu desenvolvimento. Os danos diretos são o quebramento do colmo e também falhas no enchimento dos grãos devido ao ataque nas espigas. Seu dano potencial pode chegar a 21%”, afirma Felipe Hasselmann, gerente de germoplasma de milho da Sementes Agroceres.
Especialistas da Sementes Agroceres irão apresentar aos visitantes de um dos mais importantes eventos técnicos no País como os diferenciais do milho com a tecnologia YieldGard® abrangem não só a classe produtora, mas toda a cadeia produtiva, do campo até o consumidor final. “Por permitir menor aplicação de inseticidas, esse milho pode auxiliar na preservação do meio ambiente e reduzir os gastos com o controle fitossanitário da cultura. Além disso, há uma sensível diminuição dos riscos de intoxicação de agricultores e trabalhadores rurais. A redução de custo da produção se reflete ainda no menor uso de maquinário e mão-de-obra”, explica Hasselmann.
A importância da área de refúgio para a preservação dos benefícios da tecnologia YieldGard® é outro assunto que os profissionais da Sementes Agroceres abordarão no evento. “O tamanho da área de refúgio deve representar um percentual da área total de milho plantado em uma propriedade rural, de acordo com o recomendado pela empresa produtora das sementes”, lembra Hasselmann. A manutenção correta da área de refúgio, de acordo com as regras estabelecidas pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), evita que as lagartas naturalmente resistentes transmitam essa característica para gerações futuras.
Produtividade e diversidade de soluções agrícolas
A Tecnologia Yieldgard está disponível nos híbridos AG 5030 YG, AG 8015 YG, AG 7000 YG, AG 9010 YG, AG 8021 YG, AG 8011 YG, AG 8088 YG, AG 6018 YG, AG 8060 YG, AG 9020 YG e em 3 híbridos lançamentos para o próximo verão. Além dos benefícios produtivos e ambientais resultantes da utilização da Tecnologia Yieldgard®, conheça as principais características de alguns deles, informadas pela empresa:
- AG 9010 YG: superprecoce, floresce antes de possíveis estiagens ou geadas, assegurando excelentes resultados. A arquitetura da planta é composta por folhas eretas e resistência ao quebramento. Por isso, o híbrido permite o plantio adensado, ou seja, o espaçamento reduzido nas entrelinhas, explorando as interações ambientais e agronômicas, que possibilita também o aumento da população de plantas.
- AG 8021 YG: tem como principal diferencial e o alto potencial produtivo com excelente qualidade de grãos, e a sua ampla adaptação a diferentes altitudes nos plantios do cedo e de época normal. Para obter excelentes resultados com o AG 8021 YG, a Sementes Agroceres recomenda a utilização de alta tecnologia no manejo da cultura.
- AG 8011 YG: híbrido precoce com excelente sanidade foliar com destaque para Puccinia sorghi e Cercospora. O AG 8011 YG tem resistência ao acamamento e quebramento e boa qualidade de grãos. Para que o agricultor obtenha maior sucesso nas lavouras, a Sementes Agroceres recomenda iniciar o plantio com o AG 8025 e, na seqüência, o AG 8011 YG, que apresenta sua melhor performance nos plantios de época normal.
- AG 7000 YG: desenvolvido para trazer ao agricultor resultados expressivos em diferentes altitudes e épocas de plantio. Nas regiões acima de 700 m de altitude, é efetivo contra o ataque de doenças foliares, principalmente a Cercospora. Nas regiões abaixo de 700 m de altitude, é tolerante a doenças como Puccinia polysora, Phaeosphaeria maydis e E. turcicum. Além disso, oferece alta estabilidade produtiva e resistência ao acamamento, principalmente nos plantios de época normal e tardio.
- AG8088 YG: um dos híbridos com maior teto produtivo do mercado prasileiro para plantio nas regiões Norte e Transição Norte abaixo de 700m de altitude. É um híbrido moderno, que utiliza toda a genética e a experiência de Sementes Agroceres e que proporciona retorno aos investimentos em tecnologias de manejo da cultura. O AG 8088 YG também apresenta excelente sanidade foliar com destaque para a Cercospora.
FOnte: CDI – Comunicação Corporativa - (11) 3817-7925
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura