Agrobravo leva produtores para conhecer a pecuária americana​

Um grupo de produtores rurais de Mato Grosso está conhecendo a cultura e a pecuária norte-americana em uma excursão organizada pela AgroBravo Viagens Corporativas

16.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Sara Kirchhof

Um grupo de produtores rurais de Mato Grosso está conhecendo a cultura e a pecuária norte-americana em uma excursão organizada pela AgroBravo Viagens Corporativas. Desta vez, os destinos são Kansas e Nebraska.

Os 26 participantes desembarcaram domingo (11) na cidade de Manhattan para um jantar no rancho Lazy T. Focado no agroturismo, com destaque para a criação de cavalos, o local oferece contato com a agricultura para visitantes de dentro e fora do país. O proprietário do rancho, Ron Wilson, comemora a integração. “Produtores rurais falam a mesma língua, nós aprendemos uns com os outros sobre o clima, as lavouras e os mercados. Então estamos muito felizes com essa visita”, afirmou.

Na segunda-feira (12), o grupo de brasileiros da Iguaçu Máquinas concessionário John Deere, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, esteve na Faculdade de Medicina Veterinária na Universidade do Estado de Kansas. Com 111 anos, a K-State é uma das universidades mais antigas do país. A universidade recebe mais de 23 mil estudantes do mundo todo e é umas das mais conceituadas dos Estados Unidos.

No mesmo dia, o grupo aproveitou para conhecer a fazenda de genética da universidade, um dos melhores centros de pesquisa de melhoramento genético para gados do mundo. Lá, os produtores aproveitaram para conferir as últimas novidades e informações do setor, além de visitar o campo de teste e ver de perto o trabalho que está sendo realizado. Para o professor da universidade, Daniel Thomson, todos saem ganhando com essa troca de experiências. “Hoje recebemos grandes produtores e pecuaristas do Brasil que estão fazendo um trabalho fantástico, mas o mais importante é nos entendermos e termos admiração e respeito uns pelos outros, já que fazemos algo que o homem não pode viver sem, que é a produção de alimentos”, argumentou.

Já na terça-feira (13), foi dia de conhecer a Fazenda Hillcrest, em Schuyler, no Nebraska. O Estado faz parte do cinturão do milho, uma região do Meio-Oeste tomada por fazendas e que é responsável por quase 40% da produção mundial do grão. “Acho muito importante a gente vir conhecer, ver o que eles fazem e desmistificar os EUA e as produções, eles são muito bons, mas eles também têm problemas e têm que superar os desafios”, explicou Horácio Rodrigues Neto, pecuarista e produtor rural do Mato Grosso.

O roteiro ainda deve passar pela Husker Harvest Days, em Ohama (Nebraska), pela fábrica de pulverizadores da John Deere em Des Moines (Iowa), de Tratores, em Waterloo (Iowa) e o HeadQuartes da John Deere em Moline (Illinois). Antes de retornar ao Brasil, os produtores ainda deverão passar por Chicago.

Para o gerente de Marketing da AgroBravo, Samuel Stoll, as viagens técnicas têm um grande significado aos produtores. “Trazer o conhecimento adquirido, fazer um paralelo com o que vem sendo feito em suas fazendas e entender como podem aplicar isso nas suas propriedades, esse é o objetivo”, concluiu.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024