Agro-Pecuária CFM inicia diagnóstico de gestação para safra 2009

24.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Agro-Pecuária CFM, de São José do Rio Preto/SP iniciou neste mês de abril o diagnóstico de prenhes no rebanho de 35 mil fêmeas para formação da safra 2009 de bezerros.

A empresa mantém atualmente rebanhos em fazendas espalhadas pelos estados de SP, MS e BA, que atendem ao programa de melhoramento genético com gado Nelore, com produção anual de 2 mil touros Nelore com CEIP.

Gabriela Giacomini, zootecnista da CFM, argumenta que o diagnóstico de gestação, que pode ser realizado com ultra-sonografia ou palpação retal (“toque”), é manejo estratégico uma vez que permite ao pecuarista saber antecipadamente o número de bezerros que irão nascer durante a safra e com isso planejar melhor sua estratégia comercial. Com o resultado do diagnóstico de gestação em mãos, a equipe técnica da CFM sabe com até 95% de certeza o número de nascimentos e, com isso, faz a programação de descarte de animais para abate e projeção das vendas de bezerros ou garrotes para recria.

“Após o toque, entre as decisões que deverão ser tomadas, a mais importante é o descarte das fêmeas vazias. Animais inférteis são um peso morto no rebanho e uma boa fonte de renda na hora do abate e diminuição da lotação das pastagens para o período de seca”, finaliza a especialista.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações: tel. (11) 2198-1888

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro