Prorrogado prazo de envio dos trabalhos para o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil
A Agrishow 2011 reunirá, de 2 a 6 de maio, em Ribeirão Preto (SP), o que de mais avançado existe atualmente em termos de máquinas, equipamentos, insumos e soluções para o setor. São esperados aproximadamente 160 mil visitantes, a maioria compradores, vindos de várias regiões brasileiras e também de dezenas de países de vários continentes que se encontrarão numa área total 15% superior a de 2010.
Serão 180 mil metros quadrados de área destinada a stands e 1 milhão de metros quadrados para demonstrações de campo, o que conferirá à Agrishow deste ano a condição de maior edição já realizada nos seus 18 anos de existência.
Um diferencial importante deste ano em relação às edições anteriores está no aprofundamento da estratégia de “setorização regionalizada” da feira. Isso quer dizer que empresas de um mesmo ramo de atividade são colocadas, geograficamente, próximas umas das outras dentro da feira. Assim facilita-se a vida dos expositores e compradores, que encontrarão os produtos que procuram racionalmente numa área pontual da feira.
A estratégia de segmentação, iniciada no ano passado e agora aprofundada pela direção da Agrishow, foi um dos pontos mais elogiados por expositores da edição de 2010. Isso fica claro nos depoimentos de vários executivos que participam da feira desde seu início. Para eles, a planta maior facilitou o trânsito das pessoas no recinto e a divisão das empresas por segmentos também foi muito importante para que o público pudesse visitar mais estandes de seu interesse e conseguir assim fazer melhores negócios e em menos tempo.
Além da segmentação, a direção do evento também apresenta mais uma facilidade para os frequentadores. Foram criadas, a pedido dos expositores e visitantes, duas portarias para melhorar o acesso de todos. Ambas as portarias terão estacionamentos próximos. Pela Portaria Norte entrarão os visitantes portadores de crachás verdes. Ao chegar ao estacionamento, eles deverão se dirigir à tenda verde para embarcar no trenzinho que os levarão à respectiva Portaria. O mesmo procedimento deverá ser adotado pelos visitantes portadores de crachás brancos, que precisam se dirigir à tenda branca para apanhar o trem que os levarão à Portaria Sul.
Em termos de resultados, a expectativa geral dos organizadores é de que a Agrishow 2011 alcance ou até supere um pouco os negócios realizados no ano passado, quando o total de vendas fechadas durante os cinco dias da feira ficou próximo a R$ 1,2 bilhão, segundo dados fornecidos pelos próprios bancos que operaram na exposição. Tal valor foi seguramente superado, uma vez que nele não foram contabilizados os financiamentos realizados pelos bancos das próprias empresas expositoras, que tradicionalmente não revelam o volume financeiro dos seus negócios.
A propósito estarão presentes na Agrishow os bancos Bradesco, Banco do Brasil e Santander, além do BNDES.
Na edição deste ano nada menos do que 730 marcas, de 45 países estarão expondo seus produtos, serviços ou soluções para o agribusiness durante a AGRISHOW. Como acontece sempre, o destaque é para a presença das maiores indústrias de tratores e colheitadeiras do País. Elas participarão com áreas maiores e prometem apresentar inovações tecnológicas de classe mundial em seus produtos.
Estão previstas aproximadamente 800 demonstrações de campo durante a feira, o verdadeiro “show” que a maior vitrine do agronegócio latino-americano proporciona todos os anos aos mercados brasileiro e mundial. Para os idealizadores da Agrishow todos os envolvidos com o agronegócio nacional já têm a feira como referência. Segundo os promotores do evento, o mundo do agribusiness brasileiro se divide em antes e depois da Agrishow. Mais do que um alcance nacional, o evento já foi incorporado ao calendário internacional, fazendo com que diversos dirigentes mundiais das empresas de máquinas, equipamentos e insumos agendem sua vinda ao Brasil na época da Agrishow, para avaliar o mercado e manter encontros com os principais clientes e delears no País. Há muito que a Agrishow se tornou o verdadeiro termômetro do que acontece no mercado brasileiro do agronegócio.
Direcionada a agricultores, pecuaristas, agroindustriais, empresários, industriais, entidades de classe e estudantes, a AGRISHOW 2011 é organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. A feira é uma iniciativa da ABAG (Associação Brasileira de Agribusiness), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e SRB (Sociedade Rural Brasileira), com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Enio Campoi
Mecânica de Comunicação Ltda.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura