Artigo: Otimização da metodologia de extração de DNA de nematóides entomopatogênicos na Embrapa Trigo
Após nove meses de ação ininterrupta, o resultado dos melhores trabalhos do Concurso Agrinho edição 2010 será conhecido no dia 3 de dezembro (sexta-feira), às 10 horas, durante solenidade de premiação de alunos, professores e unidades de ensino. A cerimônia ocorrerá no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufaiçal, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia, em Goiânia.
O concurso premiará trabalhos nas categorias: desenho, redação, experiência pedagógica e Escola Agrinho. Os prêmios variam entre computadores, bicicletas, TV 29 polegadas, aparelhos de DVD e uma moto. O grande prêmio será o carro zero quilômetro para o melhor projeto pedagógico.
O período de execução do projeto resultou na inscrição de 1.309 trabalhos, sendo 278 desenhos, 600 redações, 327 experiências pedagógicas e 104 Escolas Agrinho. Em 2010, o programa envolveu 250 mil alunos em 137 municípios. Participaram pela primeira vez mais de 2.800 professores, enquanto outros 410 professores retornaram a Goiânia para se reciclarem e se tornaram multiplicadores em 1.200 escolas municipais e estaduais. Ou seja, além de levarem os conhecimentos adquiridos aos alunos, eles também capacitaram, em seus municípios, mais de 6.000 professores que não tiveram a oportunidade de participar dos treinamentos realizados na capital.
Para 2011, os passos dados serão mais largos. A estimativa é de que 150 municípios participem com a capacitação de 20 mil professores de 1.400 escolas das redes estadual e municipal de ensino. Com isso, espera-se uma inclusão de 400 mil alunos no programa. O tema proposto para o próximo ano será “Alimentação Saudável e Meio Ambiente”.
Responsabilidade social
O Programa Agrinho é uma ação de responsabilidade social, que visa levar informações sobre cidadania e meio ambiente, principalmente, às crianças do meio rural. O programa tem o objetivo de atender professores e alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das redes públicas municipal e estadual de ensino. Entre os temas propostos pelo Programa aos professores estão o uso do solo, da água, resíduos sólidos, agrotóxicos, agricultura, biodiversidade e mudanças climáticas.
Alessandra Goiaz
Gerência de Comunicação do Sistema Faeg/Senar
(62) 3096-2208
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura