Agrifam movimenta agronegócio paulista

04.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Mesmo com a crise, gripe A e outras atividades na região, cerca de 28 mil visitantes vindos de várias cidades e Estados vizinhos estiveram na Agrifam para conferir as novidades em produtos, tecnologia e palestras.

O último dia de julho fica marcado no calendário do agronegócio de 2009 como o início da 6ª edição da Agrifam, a maior feira do setor familiar do país, que teve duração de três dias. A cerimônia de abertura contou com autoridades políticas e de entidades do setor, como Geraldo Alckmin e o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues.

Durante a Agrifam, realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), foram comercializados cerca de 14 milhões em equipamentos, máquinas, tratores, implementos, artesanatos e produtos de produção do campo, fomentando o crescimento de negociações do agronegócio. O Banco do Brasil - Nossa Caixa foi o catalisador de financiamentos rurais - como o Pró-Trator e Mais Alimentos - prestando atendiamento aos agricultores para realizarem suas aquisições. Na mesma área, Palestras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista forneceram conhecimento sobre as atividades em desenvolvimento no setor, bem como a explanação dos principais incentivos para o homem do campo.

Nas palavras do presidente da Fetaesp e idealizador da Agrifam, Braz Albertini, a Feira além de movimentar o setor da agricultura familiar, demonstra que o segmento é um dos que mais se desenvolve dentro do agronegócio brasileiro. "Há um diferencial que outros setores da agricultura não têm. E, mesmo diante de todos os problemas que o país vem enfrentando devido à crise e doenças, ficamos orgulhosos de realizar uma Feira que trouxe benefícios para todos", aponta.

DESTAQUES

Recebendo cada vez mais interesse do público e mídia, o Concurso do Inventor Rural teve patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia e premiou inventos de agricultores que colocaram sua criatividade para solucionar suas necessidades no campo. Foram distribuídos prêmios em dinheiro e troféus para os três primeiros inventores, sendo que os demais, juntamente com os inventos de Incentivo à Pesquisa, receberam menções honrosas. Uma descascadora de espiga de milho foi a vencedora deste ano, recebendo 2 mil reais. O segundo lugar, que foi agraciado com 1,5 mil, foi uma Mira de Nível

Giratória. Já, um forno de latão de alta produção, que não deixa o contato do carvão com o alimento, ficou com a terceira premiação de mil reais e o gosto do público que apreciou os quitutes produzidos durante as apresentações dos inventos. A criadora, Edmara Cantoara, ficou radiante com a apreciação do público. "O pessoal todo está achando bem interessante meu invento por ele ser prático, ter rodinhas, servir como lareira, e tudo o mais. Além disso, o custo é muito baixo. Na zona rural podemos fazer com tijolos, usando os dois tambores, e barreamos para fixar", explica a ganhadora.

Albertini observa que o Concurso serve para dar, cada vez mais, incentivo à criatividade do homem do campo que, diante das necessidades de equipamentos em sua propriedade, resolve essa carência produzindo inovações que podem ser de interesse da indústria. "As criações são observadas por empresários e, atualmente, algumas delas são comercializadas até na Europa. Essa premiação é um incentivo para que eles possam dar passos maiores", avalia Albertini. Ele aponta a importância da atração dentro da Agrifam. "A edição 2009 teve vários destaques, devido a sua diversidade. Mas, sem sombra de dúvidas, o Concurso do Inventor Rural já virou tradição, tendo ampla cobertura da imprensa e interesse de empresas e público", conclui.

Outros atrativos da Feira não deixaram por menos. O Programa do Sesi Alimente-se Bem teve todas as sessões lotadas. O público fez filas para acompanhar os ensinamentos sobre o aproveitamento dos alimentos para resultar em pratos atrativos ao paladar e aos olhos. Bem ao lado, o Espaço Cidadania garantiu a atenção do público por disponibilizar serviços e atendimento a atividades fundamentais que, pela falta de tempo do dia-a-dia,

acabam sendo esquecidas. O Turismo Rural garantiu o entretenimento aliado ao conhecimento: foram apresentações de danças e músicas típicas, alimentos produzidos artesanalmente, palestras sobre o segmento e oficinas de artesanato a partir de matérias-primas encontradas no próprio campo, além de sorteio diário de um café rural para os visitantes.

Na área de expositores foram inúmeros os destaques entre os mais de 120 expositores. O estande da Trapp, de Jaraguá do Sul (SC), montou um moderno estande em 300 m2 da feira, chamando a atenção do público através da apresentação de suas linhas de equipamentos, voltados para agricultura e jardinagem, além de contar com uma equipe especializada para atender aos consumidores. Já a empresa norte-americana Bobcat fez demonstrações de seus tratores compactos de multiuso, chamando a atenção de todos pela funcionalidade e agilidade. Para o diretor comercial da marca, Alberto Rivera, a agricultura familiar é um setor que está em amplo desenvolvimento e sofre carência por produtos e serviços que atendam suas necessidades. "Nossa expectativa é poder oferecer soluções e, principalmente, melhorar a produtividade do pequeno agricultor", afirma.

O Sítio Modelo mais uma vez apresentou a novidades de pesquisa em tecnologia e sustentabilidade voltadas render benefícios diretos ao pequeno agricultor, tais como sistemas de irrigação de baixo custo, biodigestor, pecuária leiteira, sistema de produção agroflorestal, compostagem e cultivo orgânico de plantas medicinais. O sistema de irrigação de baixo custo recebeu a atenção dos visitantes. Na mesma área, a estufa de mudas da Cati esteve sempre lotada com o comércio de mudas e sementes para os agricultores.

A Agrifam não para por aí. Novas empresas já fizeram contato com a Fetaesp para exporem na próxima edição, enquanto expositores deste ano reafirmaram a intenção de participar da maior feira do agronegócio familiar do Brasil.

Giuliano Martins/Luana Sanches

Departamento de Comunicação Fetaesp

(14) 3261-1783 /

/

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025