Agricultura utiliza tecnologia para economizar água e preservar o meio ambiente

Os sistemas de produção agrícola estão cada vez mais tecnificados com soluções inovadoras que contemplem toda a complexidade dos fatores presentes na área, e essas ferramentas chegam a economizar até 20% do uso da água na irrigação

15.03.2022 | 14:20 (UTC -3)
Caroline Santana
Ferramentas de gestão possibilitam o controle e toda a parte técnica de operação do pivô. - Foto: Divulgação
Ferramentas de gestão possibilitam o controle e toda a parte técnica de operação do pivô. - Foto: Divulgação

A agricultura já não é mais somente preparar o solo, com a pá na mão e plantar. Hoje, as plantações se modernizaram e para garantir a produtividade, eficiência, a segurança alimentar e a conservação ambiental, o produtor está ainda mais atento ao que a tecnologia na lavoura pode proporcionar, principalmente no quesito economia de água.

Doutor em engenharia agrícola, engenheiro ambiental e gerente de treinamentos da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, Enoque Pereira da Silva afirma que a tecnologia traz muitas ferramentas que possibilitam o cálculo correto da quantidade de água a ser jogada na planta, e testes mostraram que um pivô de 100 hectares apresentou uma economia de 20% no consumo de água. “O primeiro paradigma a ser quebrado na agricultura irrigada é a questão do consumo de água, quantos litros determinada planta consome para produzir. A planta tira água do solo e transfere para a atmosfera. Apenas 1% da água que a gente joga nela é que ela absorve. O restante volta para a atmosfera em forma de evapotranspiração. A quantidade de água depende do ciclo de cultura”, explicou.

Exemplo disso é do produtor rural René Augusto Moreira Barbosa, que é do interior de São Paulo, mas mora em Paracatu (MG) desde 2004. Ele utiliza o pivô na irrigação de sua propriedade. “Para fazer a gestão sustentável da água, nós irrigamos de acordo com a cultura plantada e de acordo com a permissão da outorga de uso da mesma”, ressaltou. O produtor conta que a tecnologia deixa a agricultura mais sustentável auxiliando no manejo dos recursos. “Para realizar a preservação irrigamos o permitido por período”, relata.

A outorga é o instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos, concedida pelo poder público. No caso de Minas Gerais, o responsável pela emissão é o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A autorização concede ao usuário o direito de uso e a vigência depende do modelo do documento. Solicitada antes da implantação de qualquer intervenção, a outorga é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Agricultura sustentável

A agricultura de precisão surgiu como forma de assegurar que as atividades agrícolas sejam mais eficientes e automatizadas. Os irmãos Déborah Novais Cordeiro e Galba Vieira Cordeiro Cordeiro Junior, da Vitória Agronegócios, com propriedades em Paracatu, Unaí e João Pinheiro em Minas Gerais (MG), aproveitam a tecnologia disponível. “O pivô viabiliza o plantio em nossa região e otimiza o uso da terra. Através de tecnologias e ações simples no dia a dia, mensuramos o controle e evitamos o desperdício”, frisou Déborah.

Outros elementos utilizados por eles para a gestão sustentável são a perfuração de poços artesianos, instalação de telemetria – coleta e leitura de informações por meio de computador - em tempo real, para controle de uso das águas nas operações e instalações do empreendimento. “Nossa agricultura é 100% irrigada por pivô central. A tecnologia para deixá-la mais sustentável permite eficiência energética, uso racional das águas, uso mais eficiente de químicos e defensivos. Tudo sem desperdício, aumentando com isso nossa produtividade e rentabilidade sem necessidade de abertura de novas áreas. Há também a recuperação de áreas que estejam degradadas, transformando-as em terras férteis”, explicou Déborah.

Segundo o doutor em Engenharia Agrícola da Pivot, as ferramentas de gestão possibilitam o controle, o manejo, toda a parte técnica de operação do pivô como ligar e desligar. “O controle de qual volume de água está sendo utilizado também pode ser observado, pois o sistema alimentado com informações, diretamente conectado à internet fornece ao gestor ou proprietário, em tempo real, o volume de água utilizado, que está utilizando e promove a projeção de quanto vai gastar na safra. Isso permite uma gestão eficiente dos seus recursos”, ressaltou Enoque Pereira.

Ferramenta que aliada ao produtor fornece em tempo real através de estações meteorológicas todas as informações do pivô. - Foto: Divulgação
Ferramenta que aliada ao produtor fornece em tempo real através de estações meteorológicas todas as informações do pivô. - Foto: Divulgação

Uma ferramenta citada por ele é a Fieldnet Advisor que aliada ao produtor fornece em tempo real através de estações meteorológicas todas as informações do pivô. “Com ela é possível identificar o fornecimento de água, quanto precisa irrigar e qual o momento certo de fazer a irrigação”, afirmou.

Para os responsáveis da Vitória Agronegócios, que são considerados os guardiões de rio em Paracatu, a preservação é essencial para a vida. “Devemos manter a vegetação nativa conservada, cuidando das nossas nascentes e proibindo a caça e pesca em nossa propriedade. Mais do que qualquer outra pessoa, cuidamos, guardamos e protegemos nossos rios, pois precisamos deles para tirar nosso sustento e os alimentos que temos tanto orgulho e amor em produzir”, concluiu ela.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024