Agricultura Familiar do Tocantins será beneficiada com aquisição de máquinas

26.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Seagro-TO

Com o objetivo de apoiar e fortalecer a agricultura familiar no Estado, o Governo do Tocantins, com interveniência da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), firmará um contrato com o Banco do Brasil, para a aquisição de máquinas, implementos agrícolas, bens e serviços. A assinatura do contrato será nesta quinta-feira (27), às 11h, no Palácio Araguaia, em Palmas.

Através do contrato, serão adquiridos 1.144 equipamentos, dentre eles tratores agrícolas, grades aradoras, distribuidoras de calcário e fertilizante, pulverizadores, roçadeiras, caminhões e perfuradores de solo. Ao todo, serão investidos R$ 39 milhões na aquisição dos equipamentos, no qual 90% serão financiados junto ao Banco do Brasil e 10% serão de contrapartida do Governo do Estado.

De acordo com o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, o intuito do Governo com a aquisição dos equipamentos é a estruturação dos polos de produção de grãos, oleaginosas e seringueira no Tocantins. “O Governo do Estado quer melhorar a capacidade de produção das pequenas propriedades e por isso tem desenvolvido ações voltadas para a agricultura familiar”, avaliou o secretário executivo, complementando que as máquinas e equipamentos agrícolas serão repassados às prefeituras tocantinenses.

No Tocantins, a maior parte dos produtores rurais reside em pequenas propriedades rurais, com características de agricultura familiar. Ao todo, o Estado conta com 29 mil famílias de agricultores tradicionais, indígenas e quilombolas, que por sua vez são identificados como agricultores familiares. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) conta com mais de 370 projetos de assentamentos com 24 mil famílias, além de 142 projetos de crédito fundiário com 3.755 famílias.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025