Agricultura familiar abastece o Festival Delícias do Milho

01.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

Programado para ser realizado nos dias 11 e 12 de Junho de 2011, a segunda edição do Festival Delícias do Milho em Bueno de Andrada será abastecido com milho de qualidade fornecido por pequenos produtores rurais de Araraquara. Entre outras parcerias importantes, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo está acompanhando o plantio escalonado de milho safrinha para que no período do evento seja oferecido um produto de qualidade técnica.

 

Foi destacado pelo ITESP o engenheiro agrônomo Antonio Carmo Maruccio que acompanha todas as fases do plantio. “Existe uma variedade de tipo de semente específica para o milho verde e para cada hectare de milho a ser produzido são necessárias cerca de 60 mil sementes que equivale a um saco de 18 a 20 kg que resulta em 40 mil espigas de milho com muito sabor”, comenta o agrônomo. Para o plantio correto do milho é necessário uma distância entre 80cm e 1 metro entre as ruas de plantio utilizando-se entre 4.2 a 4.5 sementes de milho por metro quadrado e a cada 20cm é semeada uma semente.

 

O tipo de semente Agroceres 10-51 utilizada no plantio pode ser adquirida em casas agropecuárias que deve ser plantada com uma primeira adubação de plantio seguida de uma segunda adubação de cobertura após 20 dias da emergência da planta. A pulverização correta evita infestação de pragas, dentre elas a lagarta cartucho que faz com que caia a produção com espigas de menor tamanho. São necessários de 90 a 120 dias para a colheita, dependendo das chuvas e para isso há necessidade de fazer o plantio escalonado para que na época do evento o milho esteja no ponto certo da colheita manual que favorece o aproveitamento da palha vendida para fábricas de cigarro ou para artesanato e assim, o evento ainda contempla a capacitação de mulheres do campo para a confecção de sacolas de feira feitas com a palha de milho. Idealizador e organizador do evento, o publicitário Théo Bratfisch explica que este seu projeto autoral para Bueno de Andrada pode ser aplicado para qualquer outra localidade rural.

 

“Este projeto visa à promoção social para o desenvolvimento econômico sustentável da localidade rural, com o objetivo de minimizar o êxodo rural, e como alternativa real de gerar empregos e renda naquela localidade, que devido a crescente mecanização da colheita de cana-de-açúcar na região, necessita de projetos específicos e de qualidade técnica”. Em 2010 foram consumidas 40 mil espigas de milho verde na primeira edição do evento que significa aproximadamente 1 (hum) hectare de milho safrinha. Em 2011 essa quantidade deverá aumentar pelo menos cerca de 30% com aumento de público visitante na mesma escala de consumo do produto. O Festival Delícias do Milho em Bueno de Andrada foi aprovado em Lei por unanimidade pela Casa Legislativa e com total apoio do prefeito Marcelo Barbieri.

 

Théo Bratfisch

Assessoria de Imprensa

(16) 9769-0938

theo_theo1@hotmail.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025