Agricultores familiares de Feira de Santana recebem tratores

24.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Tratores dotados de batedeiras de cereais, carreta, arado fixo e cultivador/escarificador foram entregues para agricultores familiares de seis associações comunitárias da região de Feira de Santana, na manhã da última quinta-feira (19), na sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), do município. Uma ação que visa dinamizar a produção da agricultura familiar da região, desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ligada a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

As máquinas vão fortalecer a agricultura familiar da região e gerar mais qualidade de vida, fixando o homem no campo, agregando valor aos produtos e buscando novos mercados consumidores. Como afirmou o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, “estamos oferecendo ferramentas para que os agricultores tenham melhores condições de produção e de renda, o que significa um avanço na qualidade de vida do agricultor familiar”.

Teles complementou dizendo que a EBDA, responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Bahia, irá capacitar os agricultores para a utilização do equipamento, oferecendo cursos de formação para tratoristas e manutenção das máquinas.

Para o diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça, a integração entre os dois órgãos do governo é fundamental para o desenvolvimento de ações que contribuam para o avanço da agricultura familiar. “Estamos dotando a agricultura familiar dos melhores meios de produção, tecnologias e estruturas. Para que os investimentos feitos pela CAR sejam, cada vez mais, aproveitados pelo agricultor é fundamental essa parceria com a EBDA, juntos estamos melhorando o desempenho econômico das comunidades beneficiadas e incrementando a atividade produtiva de milhares de famílias baianas”, disse o diretor.

Os equipamentos, que custaram aproximadamente R$ 312 mil, vão atender mais de três mil famílias das comunidades de Lagoa das Pedras, Moita da Onça, Sítio do Meio, Caboronga, Garapa e Iquaruçu, todas localizadas no município de Feira de Santana.

Para a presidente da Associação Comunitária dos Moradores da Lagoa das Pedras, Luzinete da Silva “esse é um passo grande para a conquista da independência do produtor rural, um beneficio para 130 famílias da minha comunidade. Hoje é dia de celebrarmos e agradecermos a doação desse instrumento tão importante para o agricultor familiar”, comentou Luzinete.

Também participaram do evento as gerentes regionais da EBDA e da CAR, Edilza Reis e Edineide Queiroz, respectivamente.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025