Deputados preveem prejuízo com ampliação de áreas de preservação em RR
Na última terça-feira (30), começaram a ser distribuídas as sementes dos alimentos biofortificados aos agricultores de Itaguaí. A ação faz parte do Projeto BioFort, realizado, em parceria, pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí (SMAAP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Por meio de um contrato firmado entre a Prefeitura e os produtores, os alimentos cultivados irão direto para a merenda das creches e escolas municipais. Os agricultores irão realizar, primeiramente, o cultivo de feijão dos tipos agreste, valente, carioquinha e corda, com maiores teores de ferro e zinco. A previsão é que até o 1º semestre de 2011, as crianças já tenham esses alimentos incluídos na merenda escolar.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jailson Barboza, foram selecionados para o teste inicial dez agricultores por competência produtiva comprovada. A intenção é que mais produtores sejam incluídos no Projeto BioFort para que toda a rede de ensino de Itaguaí possa ser abastecida com uma alimentação saudável e nutritiva. “Em dois anos, todas as crianças da rede municipal já devem ser beneficiadas com mais qualidade de vida”, afirma Jailson, lembrando que uma das funções desses alimentos é combater a incidência de anemia e cegueira na população de baixa renda.
Itaguaí é uma das Unidades Demonstrativas (UD), que realiza testes com alimentos biofortificados. A plantação no município começou entre os dias 18 e 20 de maio deste ano, com a mandioca e a batata-doce. A primeira colheita, no entanto, foi realizada em agosto e o primeiro alimento biofortificado recolhido foi o feijão. O Projeto BioFort existe desde 2005 e faz uso do melhoramento genético convencional para obter variedades mais nutritivas. O trabalho é fruto da ação conjunta de 11 unidades da Embrapa, universidades, prefeituras mais os programas HarvestPlus e AgroSalud.
Ariane Rodrigues
Assessoria de Imprensa
(21) 3232-4600
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura