Previsão é de clima ameno e com poucas chances de El Niño neste inverno
Comportamento de temperatura e umidade são acompanhados no campo em função da influência sobre a produção
O produtor Marcos Seitz, de Guarapuava/PR, plantou Brasmax Ativa RR e obteve a produtividade histórica de 149,08 sc/ha, resultado recorde em todas as edições do concurso. Em case divulgado pelo CESB, o produtor e seu consultor, Alexandre Seitz (também campeão do Desafio CESB na safra 2013/14 com Brasmax), contaram que parte do segredo para altas produtividades está na escolha da variedade. “A escolha e o posicionamento corretos das cultivares (genótipos) de acordo com as características do solo e clima se constituem em pontos fundamentais para obtenção de altas produtividades”. Eles também destacaram a importância de prezar pela qualidade da semeadura: “Acertar o número de sementes por metro é importante e, mais ainda, garantir a correta distribuição delas, sem falha e sem duplas”.
De Campos de Júlio/MT vem a segunda maior produtividade do concurso. O produtor Elton Zanella colheu 122,2 sc/ha de Brasmax Desafio RR, se consagrando Bicampeão Centro-Oeste do CESB, já que na safra 2015/2016, ele colheu 100,75 sc/ha também com Brasmax Desafio. Em depoimento ao CESB, o produtor destacou a importância da genética e qualidade da semente: “Um dos fatores que fez a diferença foi a escolha correta da cultivar em cada talhão, utilizando-se de sementes com vigor mínimo de 85% e peneira 7 (o desempenho de sementes graúdas é sempre melhor)”, afirmou.
Essa é a quarta vez que uma cultivar da Brasmax vence o Desafio, o que é motivo de orgulho, segundo o Diretor Executivo da marca, Santiago De Stefano. “Ano após ano, a Brasmax vem contribuindo para as maiores produtividades do País. Isso nos enche de orgulho e entusiasmo, pois está alinhado com o que acreditamos e buscamos, que é levar o máximo rendimento ao agricultor”, relata.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura