Agricultor poderá averiguar sustentabilidade de experimentos na Agrifam

26.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Gleice Bernardini

Os agricultores visitantes da 9ª edição da Agrifam – Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural – poderão conferir uma série de experimentos voltados para o desenvolvimento da atividade na área denominada como Sítio Modelo. O espaço tem como objetivo apresentar opções para atuação em diversas etapas da cadeia produtiva.

Neste ano, o espaço focará em aplicações sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental para a agricultura familiar. Haverá o projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) que demonstra medidas simples para a melhoria dos processos produtivos, reduzindo gastos, aproveitando espaço e, consequentemente, focando a viabilidade econômica do produtor através de práticas ecologicamente corretas. Também haverá a empresa CRI Bombas apresentando um sistema submerso de bombeamento de água, com base no uso da energia solar. O equipamento, que permite a redução no consumo de energia no sistema de bombeamento de água de poço artesiano, faz a captação para uso no cultivo, manejo, produção e residência. Já a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu estará demonstrando diversas tecnologias de baixo custo adaptadas para utilização sustentável em propriedades rurais.

Focando a questão do apoio técnico ao pequeno produtor, há a participação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), do Instituto BioSistêmico (IBS) e da Irriga Bauru. A Cati trará para a área uma estufa apresentando cultivares – entre sementes, mudas e matrizes – com qualidade genética, fisiológica e sanitária, e a demonstração em maquete do projeto Microbacias II, além instalar no local um escritório das Casas de Agricultura para fazer o atendimento aos agricultores visitantes. Já o IBS exibirá três aplicações tecnológicas. Na questão do Biodiesel, o Instituto irá expor boas práticas de produção, integrando o programa energético aos processos produtivos já utilizados numa propriedade. Para a saúde da propriedade rural, haverá a apresentação do Agromóvel, veículo equipado para verificar em tempo real aspectos quanto ao solo, água, planta, produto e imediatamente indicar procedimentos para elevar a produtividade e a qualidade da produção. E no aspecto da produção leiteira, o IBS traz a tecnologia Vaca Móvel, um laboratório itinerante montado em um veículo para chegar até ao produtor, com equipamentos que realizam 13 exames: identificando a qualidade e a composição nutricional do leite em tempo real, mostrando temperatura, acidez, densidade e outros elementos que podem alterar a qualidade do leite e prejudicar a comercialização. O processo de irrigação de plantações também será abordado com a empresa Irriga Bauru que estará expondo um modelo de custo-benefício destinado aos pequenos e médios produtores.

A engenheira agrônoma Jéssica Tieme, que coordenará a área na Agrifam, aponta que tais atrativos objetivam num todo oferecer um panorama de opções de desenvolvimento sustentável para o agricultor. “É uma proposta simples, mas eficiente por demonstrar ao produtor rural inovações de desenvolvimento de sua atividade de acordo com o equilíbrio entre a necessidade de produção e a de preservação ambiental”, comenta.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro