Agerp participa do Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas

01.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Leocândida Rocha

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), participa, no período de 6 a 10 deste mês, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, do 28º Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas.

O evento é realizado pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Maranhão (Sintag-MA) e pela Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata), com apoio da Agerp na divulgação e na mobilização dos profissionais da área, que atendem ao agricultor familiar nas regionais da Agência no estado.

O Congresso é voltado a técnicos agrícolas com habilitação em agropecuária, agricultura, agronegócio, pecuária, pesca, agrimensura e afins. Além disso, o Congresso oportuniza a participação de alunos das Escolas Agrícolas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para o diretor-presidente da Agerp, Jorge Fortes, essa será uma oportunidade do técnico agrícola interagir com os colegas das variadas regiões do país. “Entendemos ser essencial que debates e palestras com temas relevantes sob a ótica de profissionais de destaque nacional, sirvam para dirimir dúvidas e fortalecer o trabalho ora desenvolvido pelos técnicos no estado e de todo o país, que certamente se reunirão neste seminário, que ocorrerá nos próximos dias, tendo em vista o fortalecimento da produção rural, hoje, um dos focos principais da política nacional”, ressaltou Fortes.

De acordo com o presidente da Sintag-MA, Wennder Robert Rocha, o apoio da Agerp é de fundamental importância, haja vista ser o órgão estadual um dos principais fomentadores das políticas agrícolas do estado. Ele afirma ser a Agência uma das principais parceiras das iniciativas que visam a melhoria da qualidade do atendimento da categoria no Maranhão.

Com relação à realização do congresso no Maranhão, Rocha acredita ter como motivação, a organização do sindicado estadual. Decisivo ainda, segundo ele, os grandes atrativos turísticos como a arquitetura, cultura popular e os Lençóis Maranhenses, que põem em destaque por meio da mídia nacional e até internacional, o estado do Maranhão.

Pela primeira vez no Nordeste, a reunião objetiva buscar mecanismos que possam fortalecer a categoria e o piso salarial dos profissionais, evitar privilégios de uma categoria em detrimento de outra, atender às necessidades de cada localidade, além de decidir outras abordagens por meio de grupos de discussões durante o evento.

Na programação, destacam-se palestras cujos temas relacionam-se ao movimento sindical brasileiro, ao empreendedorismo e aos técnicos agrícolas, à assistência técnica para a agricultura familiar e outros, pertinentes à categoria. Fará a abertura do evento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, que ministrará palestra com o tema “A perspectiva da pecuária brasileira”.

Mais informações pelos sites:

e

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025