Syngenta debate presente e futuro do tratamento de sementes
Fiscais estaduais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) realizaram, neste mês de maio, atividades de levantamento de pragas em lavouras de soja e banana em municípios estratégicos da Regional de São João dos Patos. As ações fazem parte do convênio celebrado entre o Mapa e a Aged-MA (Defesa Vegetal), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).
Foram fiscalizadas 10 unidades produtivas de soja no município de São Domingos do Azeitão, cinco em Pastos Bons e três em Sucupira do Norte. Os levantamentos fitossanitários revelaram a incidência de pragas relativamente comuns à cultura da soja como a lagarta falsa-medideira (Pseudoplusia includens (Lep.: Noctuidae), a lagarta-da-soja (Anticarsiagemmatalis (Lep.: Noctuidae), algumas espécies de percevejos e mosca-branca (B. argentifolii). Já nas unidades produtivas de banana fiscalizadas nos municípios de São Francisco do Maranhão, Barão de Grajaú, Sucupira do Riachão, Nova Iorque, Pastos Bons e São Domingos do Azeitão foram encontradas pragas como Sigatoka amarela (Mycosphaerella musicola), mal-do-panamá (Fusarium oxysporum f. sp. cubense) e broca-da-bananeira (Cosmopolites sordidus), mais conhecida como moleque da bananeira.
Além das ações de fiscalização, a equipe da Aged na Região do Médio Sertão maranhense realizou palestras de esclarecimentos sobre a sigatoka negra - praga comum em lavouras de banana - a cerca de 90 produtores rurais, técnicos e membros da comunidade local. Os fiscais estaduais agropecuários, Acilon da Silva e Marcos André M. de Oliveira ministraram as palestras nos municípios de Barão de Grajaú e Sucupira do Norte.
Em Pastos Bons, a Aged realizou uma reunião técnica que mobilizou agricultores, comerciantes e autoridades locais e de municípios vizinhos. Durante a reunião, os fiscais apresentaram as ações realizadas pela área de Defesa Vegetal da agência agropecuária e ressaltaram a importância da cooperação e parceria entre produtores rurais e técnicos agrícolas e o Governo do Estado, nas ações de fiscalização agropecuária.
Divulgação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura