Aftosa: Mapa divulga balanço parcial da primeira etapa da vacinação

05.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Mônica Bidese

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa imunizou 94,7% dos 126.626.344 animais envolvidos nas etapas do primeiro semestre em 22 estados, mais o Distrito Federal. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4), pelo Mapa.

Embora o Departamento de Saúde Animal (DSA) já considere bastante positivo os resultados parciais, a expectativa é de que melhorem com as informações que faltam de Minas Gerais e Pará, e alcance o índice do mesmo período de 2011, que foi de 97,7%.

A primeira etapa da campanha teve início no mês de março, na calha do Rio Amazonas, prosseguindo nos meses de abril a junho, sendo que a maior parte dos estados vacinou no mês de maio. O Amapá também não vacinou nesse primeiro semestre, pois a vacinação passou a ser anual, no mês de novembro, devido às condições ambientais desfavoráveis para realizá-la em outros períodos.

A segunda etapa da campanha teve início em julho, no Amazonas e no Pará. Os estados de Roraima e Rondônia serão os próximos a vacinarem em outubro enquanto a maioria dos demais estados vacinará em novembro.

Atualmente, a zona livre da febre aftosa com vacinação é composta por 16 estados e o Distrito Federal. Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação desde maio de 2007 e, portanto, não participa da campanha.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025