ADM interrompe operações de unidade de processamento de soja em Iowa
A paralisação pode durar várias semanas, conforme informações publicadas hoje pela Agência Reuters
04.10.2024 | 16:17 (UTC -3)
Revista Cultivar
A Archer-Daniels-Midland (ADM) vai interromper temporariamente as operações de sua única planta de processamento de soja em Iowa, nos Estados Unidos. A informação foi publicada pela Agência Reuters. A paralisação pode durar várias semanas. Isso pode afetar o fornecimento de farelo de soja.
A suspensão temporária das atividades da unidade, localizada em Des Moines, reduz opção de mercado para produtores de soja em um momento tido pelo setor como crítico. As cotações baixas do grão têm diminuído a renda dos agricultores.
De acordo com a ADM, a planta será fechada de meados de outubro até novembro para trabalhos de manutenção. Conforme a empresa, o fechamento fora planejado previamente. "Prevíamos este projeto e temos planos para garantir que possamos atender às necessidades dos clientes ao longo desse período", afirmou a empresa em comunicado citado pela Reuters.
A unidade da ADM em Iowa processa cerca de 5 milhões de bushels de soja por mês (um bushel de soja equivale a 27,216 kg).
A empresa não detalhou os motivos da paralisação. A planta foi incluída em um acordo judicial firmado com o Departamento de Recursos Naturais de Iowa em 2023, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar.
Nos últimos anos, o setor de esmagamento de soja nos EUA passou por expansão. Houve abertura de unidades para atender à crescente demanda por óleos vegetais, especialmente devido ao aumento da produção de biocombustíveis. Apesar do aumento da capacidade, o esmagamento de soja em agosto caiu para o nível mais baixo em quase três anos. Diversas plantas nos EUA foram temporariamente paralisadas para manutenção e reparos.
À Revista Cultivar, a ADM informou: "a planta de processamento de soja da ADM em Des Moines ficará inativa para manutenção essencial planejada de meados de outubro a novembro. Fizemos previsões para este projeto e temos planos em andamento para garantir que possamos atender às necessidades dos clientes durante todo esse período, utilizando nossa vasta rede de transporte, originação e processamento".
Compartilhar
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura